Por conta da boa infraestrutura para a prática do esporte, o Morro da Comuna em Tibagi (PR), será novamente rampa oficial para competição em voo livre. A 6ª e última etapa do Campeonato Paranaense de Parapente, promovido pelo Clube de Voo Livre dos Campos Gerais (CVLCG) e pela Federação de Voo Livre do Paraná (FVLP), será nos dias 28 e 29 de novembro.

continua após a publicidade

Pelo menos 30 pilotos são esperados para a disputa final que envolve 4 premiações: Open, Serial, Serial Light e Feminino. A primeira modalidade é a principal e envolve todos os competidores. A Serial é uma categoria intermediária para pilotos que voam com velas certificadas ou homologadas e a Serial Light é para iniciantes.

“Hoje Tibagi é a principal referência do voo livre no Paraná, porque tem as maiores condições de estrutura de cidade e condições de pista para fazer um evento com sucesso”, avaliou o diretor-técnico da FVLP, Ronnie Koerich, durante Festival de Parapente realizado no mesmo local entre 10 e 12 de outubro.
Em Tibagi há três pontos ideais para voo: Morro da Comuna, Morro do Jacaré e a rampa do Borges.

A maior ambição dos atletas, segundo Maurivan (presidente do CVLCG) é fortalecer o esporte, atrair novos adeptos para que o município se torne o principal ponto de voo livre do Sul do Brasil, sediando grandes eventos. “A gente usa essa rampa aqui também como lazer, todo final de semana com condições de voo a gente vem aqui”, ressalta.

continua após a publicidade