Festival Gastronômico movimenta Teresópolis

Depois do sucesso do TerêMar – Festival de Furtos do Mar de Teresópolis, mais um festival gastronômico vai movimentar a cidade, abrindo a temporada de inverno: é o eTrêFondue – Festival de Fondue de Teresópolis, realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Tido como um dos pratos mais tradicionais e típicos de regiões com clima mais ameno, o fondue é pedida certa para quem gosta de esquentar o frio com um toque de sofisticação. O roteiro gastronômico conta com a adesão de 10 restaurantes, que da próxima terça, 1º, até 13 de junho vão oferecer cardápios especiais. Os clássicos são de queijo, carne e chocolate, mas o prato pode ser reinventado com os mais variados ingredientes. “Este é mais um festival que vai divulgar a cidade, consolidando Teresópolis como destino turístico, além de ser uma opção de lazer para a população.
O TereFondue faz parte do nosso calendário de eventos, que tem o objetivo de resgatar para Teresópolis o título de ‘Cidade dos Festivais’, com opções desde shows a mostras culturais, passando por eventos gastronômicos”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

Ao contrário do que muita gente acredita, fondue é uma palavra feminina. Portanto, a fondue significa queijo fundido ou derretido. Originária da Suíça francesa, conta-se que no século XIII moradores dos Alpes Suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram Kirsch (bebida alcoólica de cereja produzida ali). Enquanto preparavam, iam provando com pão para determinar o tempero. Com o passar do tempo, a operação se transformou em celebração e o queijo fundido, na fondue que conhecemos hoje.