Festa do Pinhão põe Lages no roteiro turístico

De 13 a 22 de junho a cidade de Lages, em Santa Catarina, será palco da 15.ª Festa Nacional do Pinhão. Trata-se do maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores do estado, ficando atrás apenas da Oktoberfest, em Blumenau, em quantidade de público.

No ano passado, 310 mil pessoas passaram pelos pavilhões do Parque Conta Dinheiro, local da festa. Para este ano estão sendo esperados quatrocentos mil visitantes. A beleza natural dos campos, o frio do inverno, e ocasionalmente a neve, somados aos costumes e às tradições do povo serrano, fazem da Festa Nacional do Pinhão de Lages, um dos maiores eventos gastronômicos do Sul do País.

A festa reúne o melhor da culinária produzida à base de pinhão, o fruto da araucária, uma espécie de pinheiro típico da região sul do Brasil. Seu preparo é variado: pinhão assado na chapa, no fogo da grimpa (galhos secos do pinheiro), cozido, frito ou a tradicional paçoca de pinhão. Sem faltar o saboroso churrasco de gado, de ovelha, e o frescal (carne curtida no sereno).

Outra atração são os grupos folclóricos gauchescos que se apresentam nos palcos do parque Conta Dinheiro. São dezenas de grupos representando os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) de várias cidades catarinenses. A música nativista tem o seu lugar no festival “Sapecada da Canção Nativa”, que reúne compositores tradicionalistas de várias partes do País.

Sem esquecer os shows nacionais com grupos de projeção nacional como Paralamas do Sucesso, Cidade Negra, KLB, Padre Antonio Maria, Zezé di Camargo e Luciano, Raça Negra e CPM 22 (considerado revelação pela revista Veja). Outra inovação deste ano serão os espaços alternativos para bandas de garagem e grupos em início de carreira.

Embora haja a possibilidade de neve no período da festa, principalmente em Urupema, São Joaquim e Urubici, cidades próximas de Lages, os organizadores preferiram garantir o espetáculo utilizando-se da tecnologia para produzir artificialmente o fenômeno. Além disso, será instalada uma pista de patinação no gelo para o divertimento da garotada. O Mundo Rural com a réplica de uma fazenda em miniatura, permitindo que os visitantes vejam de perto o cotidiano de uma propriedade rural, será mais uma atração da festa.

Pioneirismo

Lages é uma das cidades pioneiras do turismo rural no Brasil. Suas fazendas, demarcadas por taipas (muros de pedra basáltica) continuam desenvolvendo as atividades originais, agregando o turismo como nova fonte de renda. Nelas, os turistas têm à disposição excelente infra-estrutura e a oportunidade de apreciar a beleza dos campos, praticar cavalgadas, tomar chimarrão em volta do fogo-de-chão, saborear as comidas típicas serranas e ouvir a tradicional música gaúcha enquanto degustam um bom vinho colonial.

Além das fazendas do turismo rural, Lages conta com bons hotéis e restaurantes, muitos deles especializados no preparo da truta, peixe que se desenvolveu muito bem nas águas frias dos rios da região.

A cidade é o ponto central de Santa Catarina, entre o Leste e oeste do estado. De fácil acesso, pois é um entroncamento rodoviário onde se cruzam a BR-116 (sentido Norte-Sul) e a BR-282 (Leste-Oeste). Está localizada a 220 quilômetros da capital, Florianópolis; a 350 quilômetros de Curitiba e igualmente de Porto Alegre (RS). Para quem quiser aproveitar a oportunidade e conhecer a maravilhosa Serra do Rio do Rastro, a dica é tomar a BR-101 até Tubarão e dali seguir pela SC-438, passando por Gravatal, Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e finalmente Lages.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (49) 221-1012.

Voltar ao topo