Festa da Colônia alegra a serra gaúcha

A autenticidade da colonização alemã, italiana e portuguesa com suas danças e músicas, sua culinária e seus produtos típicos, será mais um atrativo aos turistas que forem a Gramado, na serra gaúcha, no período de 3 a 20 de abril. É que a cidade vai expor toda a diversidade cultural da gente que vive no interior do município durante a Festa da Colônia 2008, que será realizada na Praça das Comunicações.

A cultura italiana e alemã, herdada dos primeiros colonizadores que aqui chegaram, será festejada com muita originalidade pelas famílias descendentes, que habitam ainda o meio rural e mantêm os hábitos e costumes de seus antepassados.

No período da festa, os colonos se deslocam para o centro da cidade e trazem consigo toda a riqueza cultural do interior do município. Durante dezenove dias, vive-se um pouco da colônia, por meio de demonstrações realizadas pelos colonos, desfiles de carretas ornamentadas com objetos utilizados no dia-a-dia do campo, apresentações de bandinhas e grupos de dança, degustação de comida caseira e exposição e venda de produtos coloniais.

A autenticidade é a principal característica dessas manifestações e, por este motivo, costuma encantar todos os visitantes. Além de dar oportunidade ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, a festa também incentiva o desenvolvimento do agroturismo e o intercâmbio cultural entre o homem do campo e o homem da cidade.

Porco assado no espeto é parte
da gastronomia apresentada
pelos portugueses.

As eleitas rainha da Festa da Colônia, Joice Aline Altreider, e princesas Lisandra Jung e Susete Comiotto Swaizer vão dar as boas-vindas aos turistas e divulgar o evento. ?É uma bela festa que mostra a harmonia e a exuberância das tradições dos italianos e alemães, tão importantes num estado como o Rio Grande do Sul onde está uma das maiores colônias de alemães e italianos do País?, diz o presidente da festa, Noreh Michalsky.

Programação

Os turistas vão poder experimentar as culinárias típicas alemã na Unser Haus, italiana, na Casa Nostra, e também a portuguesa. Um casal vai assar um porco no espeto, prato típico muito apreciado pelos lusitanos. Na Bier Platz, espaço onde se serve o mais típico dos produtos alemães: o chope, acompanhado de petiscos, como o famoso bolinho de batata. Na Kaffeehaus, na praça central de Gramado, um café colonial embaixo de parreiras serve iguarias típicas de um café da colônia do interior.

Feira de produtos da colônia de Gramado: em período permanente acontece a exposição e comercialização dos produtos da Colônia de Gramado. Além disso, os turistas vão poder assistir à apresentação de bandinhas e grupos folclóricos. Canto e dança fazem parte desta programação, onde grupos italianos e alemães do interior se apresentam para animar os visitantes e mostrar como se divertem nas colônias.

A Festa da Colônia também incentiva o desenvolvimento do agroturismo, como as rotas da
uva e do vinho.

Desfile de carroças acontece nos sábados a partir das 16h. Mais que empolgados, os colonos trazem seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, frutas e verduras para o centro e protagonizam um desfile em carros puxados por bois.

Todos vestidos com roupas típicas da colonização alemã ou italiana, eles fazem a alegria dos visitantes e dão um show na principal avenida da cidade.

Agroturismo

A Festa da Colônia mostra também a importância do agroturismo. A bordo da Princesinha, um ônibus temático que leva o viajante a um passeio pela história em meio à natureza. Há também degustação de produtos típicos da colônia além, é claro, da oportunidade de tomar aquele delicioso café com pão quentinho. Para os mais corajosos, provar a grappa (cachaça feita do bagaço da cana) é imprescindível. Comer uva e conhecer o local onde o casal da história que originou o filme O Quatrilho está enterrado são alguns dos atrativos.

Voltar ao topo