Feriado prolongado incentiva viagens

O feriado de Sete de Setembro é um dos mais requisitados do ano e, para o curitibano, tem um atrativo a mais: a possibilidade de emendar o dia 8, recesso municipal que garante, apenas aos habitantes da capital, quase uma semana de folga. O clima ameno, de quase primavera, é um atrativo à parte que leva muitos viajantes a procurarem roteiros no litoral e até mesmo nos países vizinhos.

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), as vantagens do feriadão em relação à alta temporada estão nos preços mais baixos e nas formas de pagamento mais maleáveis somadas à facilidade de vôos da temporada. Inclusive por essa estratégia do mercado, um dos destinos certos deste feriado é a capital argentina. “Buenos Aires está com tudo nesta temporada. Para se ter uma idéia, no dia 3 de setembro sairá do Aeroporto Afonso Pena um vôo fretado somente para os curitibanos com retorno marcado para o dia 8”, informa Iria Rocha, da agência de viagens GR Turismo. Além desse, outros roteiros estão em alta. “Entre eles o Chile, já que ainda está nevando por lá”, completa Iria.

Santa Catarina

O litoral catarinense atrai os jovens. Um deles, o Multy Castelmar, na orla de Florianópolis, tem pacote especial para a época, incluindo city tour e passeio de escuna pelas ilhas e fortes. “É o destino de quem viaja de carro”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Joel Duarte.

Os hotéis-fazenda do interior do Estado são o foco dos viajantes da terceira idade e das famílias. Entre eles, os mais procurados são o Aguativa, na região de Cornélio Procópio, e o Termas de Jurema, próximo a Campo Mourão. Em geral, oferecem atividades direcionadas a públicos específicos, como idosos, solteiros e crianças, além de piscinas de águas termais, exercícios monitorados e programação de lazer específica para a data. Completando a lista, o litoral do Nordeste se evidencia, já que é destino em qualquer época do ano.

Segundo o presidente da Abav-PR, o público alvo do feriadão são os profissionais liberais, executivos e empresários que têm controle de suas agendas. “O Dia da Padroeira de Curitiba (8 de setembro) permite àqueles que podem organizar seu tempo e efetivamente não trabalhar na segunda (dia 6) a realização de uma viagem mais longa, já que serão cinco dias inativos”, diz o presidente. “Daí a procura acentuada e o aumento de cerca de 30% no fechamento de pacotes em decorrência do feriado, sem contar os que viajam por conta própria.”

Voltar ao topo