Fé leva peregrinos a Nova Trento

Um dos mais importantes destinos turístico-religiosos do Brasil, Nova Trento (SC), celebra, no próximo domingo, o quarto ano de canonização de Madre Paulina. A estimativa é a de que a pequena cidade, de apenas dez mil habitantes, situada a trezentos quilômetros de Curitiba, reúna de doze mil a quinze mil turistas, oriundos principalmente do interior de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A celebração vai começar na sexta, dia 19, com três missas especiais às 11h, 15h e 19h no Santuário Santa Paulina, situado no bairro Vígolo, a seis quilômetros do centro. Neste dia, cinco mil a sete mil pessoas devem se dirigir a Nova Trento para assistir às celebrações, que terão a presença também de 247 bispos que participarão do 15.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), em Florianópolis.

No sábado, no mesmo local, haverá missas normalmente, às 11h, 15h e 18h30. No domingo, dia 21, acontece a principal celebração, com missas às 8h, 10h e 16h.

Destino religioso

A pequena Nova Trento se consolidou como destino religioso em 2002, quando Madre Paulina foi canonizada em Roma, em 19 de maio. Segundo Irmã Dalila, uma das organizadoras das celebrações do anivesário de canonização de Santa Paulina, a cidade já era destino de peregrinos devido ao Santuário Bom Socorro, porém, em bem menor número. ?Depois de 2002, aumentou muito o número de peregrinos aqui, o Santuário Santa Paulina recebe, durante todo o ano, pelo menos cinco mil turistas aos domingos?, comenta a religiosa.

O Santuário Santa Paulina nasceu da necessidade de acolher peregrinos que começaram a ir para Nova Trento depois da beatificação de Madre Paulina, em 1991. O espaço tem capacidade para abrigar três mil pessoas somente na nave central e até um total de 6,9 mil em toda a sua área coberta. Seu grande diferencial é a proposta de ser um espaço sagrado, em contato com a natureza. Um verdadeiro santuário ecológico também, já que o romeiro pode encontrar trilhas, cascatas, lagoas, jardins e espaços para a oração em meio ao verde.

Nascida em 1865, em Trento, norte da Itália, Santa Paulina veio ao Brasil com nove anos de idade. Desde pequena, ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. Morreu aos 77 anos, em São Paulo, em 1942.

Serviço – o Santuário Santa Paulina fica na Rua Madre Paulina, 3.988 – bairro Vígolo, em Nova Trento. O horário de visitação é das 8h às 19h, todos os dias. Mais informações sobre as celebrações especiais deste fim de semana e também sobre opções de hospedagem na cidade podem ser obtidas pelo telefone (48) 3267-3030 ou no site ou www.cen2006.org.br.

Voltar ao topo