Fazenda de café propõe autêntico turismo rural

O autêntico turismo rural ganha cada vez mais adeptos. Isso porque, quando o estresse dos grandes centros urbanos excede o limite do suportável, o bom mesmo é o sossego do campo, uma boa comida caseira, chupar laranja no pé, passeios a cavalo ou a prática de esportes radicais para descarregar as energias.

Dentre as opções dessa modalidade turística no estado de São Paulo, vem se destacando a região de Jaú, cidade situada a 290 quilômetros da capital. No meio do caminho entre dois pontos já muito conhecidos das operadoras de viagem – Barra Bonita e Brotas – essa região é rica em história e atrações naturais.

Nesta cidade, é possível visitar e se hospedar em fazendas do século XIX, que mantêm as características originais da era do café, além da incrível beleza natural, com cachoeiras e matas nativas.

Uma delas é a Fazenda Sant´Anna do Mandaguahy, situada em um vale com extensa área verde e corredeiras que permitem práticas esportivas como bóia-cross e pesca amadora. A Fazenda Mandaguahy foi aberta por irmãos da família Almeida Prado em 1858 e, por mais de cem anos, foi grande produtora de café e gado Zebu.

Hoje, ainda nas mãos dos mesmos proprietários, suas construções centenárias preservadas, casa grande, terreiro, tulha, casas dos colonos e minimuseu, transformaram-se em uma ótima opção para um contato com a história do Brasil do ciclo do café.

A programação da Fazenda Mandaguahy inclui passeios por trilhas com diferentes graus de dificuldade, cavalgadas, observação da fauna e flora, pesca, bóia-cross, mergulhos em piscinas naturais, além de visitas a outras fazendas da região. Um dos pontos altos da estada é a visita a Reserva Ecológica Amadeu Botelho, uma floresta com 190 hectares de mata nativa, onde também é possível passar a noite em acampamentos e ser acordado por macacos-prego. Situada a dois quilômetros de Jaú, trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que tem duas nascentes de água potável, um rio e dois córregos, por onde se distribuem 169 espécies arbóreas estudadas, 24 mamíferos conhecidos e cem pássaros registrados.

Além de todo esse intenso contato com a natureza e a história do estado de São Paulo, a programação inclui ainda um tempo reservado às compras. Conhecida como a Capital do Calçado Feminino, Jaú concentra ainda um grande número de fábricas e três shoppings exclusivamente voltados para seus produtos que atraem compradores de todos os cantos do Brasil.

A Fazenda tem acomodações para até vinte visitantes. São apartamentos com regime de pensão completa ou casas com suítes, que possibilitam a preparação de suas próprias refeições. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 622-2707 ou pelo e-mail

guilhermevalente@hotmail.com.

Voltar ao topo