Fatores importantes na escolha de restaurantes

Cordialidade, sabor da comida, agilidade do atendimento, conforto, apresentação da refeição e variedade do cardápio. Esses foram alguns dos itens apontados por consumidores em uma pesquisa que analisava os fatores mais importantes na escolha de bares e restaurantes.

O levantamento foi realizado em Angra dos Reis (RJ), com turistas, empresários do setor e moradores do município. O estudo faz parte do projeto Caminhos do Sabor, do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae Nacional e com apoio da prefeitura do local.

A pesquisa foi realizada com 67 consumidores, além de 30 empreendimentos gastronômicos da cidade, e foi apresentada na semana passada a representantes do setor gastronômico de Angra. Entre os itens colocados pelos entrevistados como de “alta relevância” está a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. O item mais relevante, de acordo com o levantamento, é a higiene no preparo dos pratos, seguido pela cordialidade no atendimento. “Do ponto de vista estratégico, a análise desses itens poderão influenciar positivamente para o aumento da competitividade das empresas de alimentação fora do lar de Angra dos Reis”, disse Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur.