Com a chegada do outono, as cidades históricas do Vale do Café já se preparam para participar do VII Circuito de Outono – Café, Cachaça & Chorinho, evento que vai reunir o melhor da música, da gastronomia e da história da região, no Sul Fluminense.
A novidade este ano é que pela 1ª vez o circuito será realizado em dois finais de semana, entre os dias de 16 e 25 de abril.

O evento, já conta com a participação de nove cidades do Vale do Café e cerca de 600 estabelecimentos. Há atrações gratuitas e pagas, todas com a temática do evento, como shows de chorinho, degustações de bebidas e petiscos, palestras, oficinas temáticas de gastronomia e visitas aos famosos alambiques da região.

Na programação musical, os destaques são os músicos Leo Gandelman e Victor Biglione, que farão shows gratuitos na Praça de Ipiabas, em Barra do Piraí, nos dias 20 e 23, respectivamente.
Em Barra Mansa, haverá feijoada em fazendas históricas, oficinas de gastronomia abertas à população e grupos itinerantes de chorinho. Também haverá oficina gratuita com o barista George Gepp. A visita ao alambique da cachaça Magnífica, na Fazenda do Anil, em Miguel Pereira, é outro destaque do circuito. Os visitantes poderão conhecer todo o processo de fabricação do produto, desde a plantação da cana até o envelhecimento. Após o passeio, haverá degustação da cachaça.
Em Vassouras, estão previstos workshops de caipirinha e de Raku, ritual da cerâmica japonesa em que são feitas as peças da cerimônia do chá.
No município de Valença, os hotéis e fazendas históricas estão preparando cafés coloniais com chorinho. Paty de Alferes é outro município com intensa programação.