Estação Convention Center muda perfil de Curitiba

Mudar o perfil da cidade e colocá-la de vez no cenário do turismo de negócios é a grande expectativa gerada com a inauguração do Estação Embratel 21 Convention Center, ocorrida na última terça-feira, em Curitiba. Fruto de um investimento de R$ 80 milhões, o espaço, que se situa junto ao Shopping Estação, no centro, tem capacidade para receber cinco mil pessoas ao mesmo tempo na sua área de 25 mil metros quadrados e está sendo considerado o espaço mais moderno do País no que diz respeito ao aparato tecnológico que dispõe para congressos, feiras, shows, formaturas e festas.

Para o presidente Miguel Krigsner, do Grupo K & G, controlador do Shopping Estação e do Convention Center, Curitiba tem grandes chances de ser tornar um dos mais importantes pólos do turismo de negócios e eventos do Brasil, já que é a capital mais próxima da cidade de São Paulo, que é hoje a que mais realiza eventos no País e já está mostrando saturação em sua estrutura de recepção de turistas. O Grupo acredita que um espaço deste porte é o que estava faltando para a cidade despontar como destino de negócios. “Como controlador também de O Boticário, nós sentíamos falta de um espaço adequado para eventos maiores”, comenta.

A diretora de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, destaca que, do total de 1,5 milhão de turistas que a cidade recebeu no ano passado, 49% vieram para participar de eventos ou fazer negócio. Em 2002 esse turista representava um pouco menos: 47,5% do total. “A tendência é a de que, com a instalação do Convention Center, esse número aumente ainda mais”, acredita. “Nos últimos dois meses, recebemos mais de trinta correspondências procurando o Estação para fazer eventos”, informa.

Mais um ponto positivo que a diretora de Turismo aposta para o aumento de visitantes na cidade é o início da operação de vôos diretos da TAM Mercosul para Buenos Aires e Assunção e o aumento significativo da rede hoteleira – 55% nos últimos cinco anos, com a presença de redes nacionais e internacionais.

Janine Pires, diretora de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, informa que o turista de negócios e eventos representa 28% do total de visitantes que o Brasil recebe anualmente e que o País tem dois dos mais importantes destinos do mundo para esta finalidade – Rio e São Paulo -, porém, é preciso trabalhar para mostrar ainda mais o potencial brasileiro. “Precisamos mostrar que o Brasil apresenta uma série de características de qualidade no que diz respeito ao turismo de negócios, tem infra-estrutura, atrativos e qualidade de hospitalidade, todas as pesquisas mostram que o turista tem satisfação de ser recebido no Brasil”, comenta.

A diretora lembra que o turista de negócios é o que mais gasta na cidade que visita: em média três vezes mais do que o de lazer. Sem discriminar o que foi gasto por cada uma das duas categorias de turista que visitaram o País, Janine informou que o gasto médio do turista estrangeiro aumentou 8,5% no ano passado. “Entre janeiro e fevereiro deste ano houve um aumento de US$ 210 milhões nas contas de gastos internacionais em comparação ao mesmo período de 2003”, informa.

Retorno

Segundo Miguel Krigsner, o retorno do que foi investido no Estação Embratel 21 Convention Center deverá acontecer em sete, oito anos e a expectativa é faturar anualmente de R$ 15 a R$ 17 milhões, a partir do segundo ano de funcionamento. Quando o projeto ainda estava na planta, 42 eventos foram agendados, o que, para o presidente do Grupo K & G, comprova a possibilidade de manter o espaço com boa ocupação o ano todo. “Temos uma equipe preparada para vender o nosso produto fora. Sabemos que temos concorrentes como Goiânia, São Paulo, Recife, Porto Alegre, mas acredito que a diferença está na qualidade de serviço que estamos prestando e, assim como no ramo de cosméticos, acreditamos que também vamos achar um espaço no de eventos”, destaca.

O vice-presidente da Embratel, Fred Gallart, destaca o nível tecnológico dos equipamentos instalados nos três andares do espaço, conceituando-o como um “cartão postal do que é um centro de convenções”. “Aqui existem todas as soluções de tecnologia para ligações de larga distância nacionais e internacionais, conexão à internet, ligações 0800, qualquer tipo de teleconferência via satélite”, cita. “Aqui será possível se comunicar com o mundo, pois esse prédio é conectado diretamente ao prédio da Embratel”, frisa.

O espaço em números

– 25 mil metros quadrados de área construída

– 2,5 mil pontos de automação

– 7,5 mil kwa de potência instalada (capacidade para cem mil casas)

– Acumulação de 1,25 milhão de litros de água

– Capacidade de climatização de 2,7 mil toneladas de refrigeração (300 aparelhos de ar-condicionado ligados simultaneamente)

– Relógio de fachada de cinco metros de diâmetro

– 1,8 mil vagas de estacionamento l 5,7 mil luminárias e dezesseis mil lâmpadas

– Cozinha com capacidade para preparar dez mil refeições

– Um heliponto

O Estação Convention Center situa-se na Avenida Sete de Setembro, bairro Rebouças, junto ao Shopping Estação, no centro de Curitiba. Está a quinze minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a oitocentos metros da Rodoviária. O bairro Rebouças tem perfil comercial, servido pelo sistema de transporte público e conta com uma rede hoteleira de cerca de trinta estabelecimentos.

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