Enoturismo atrai mais de 49 mil visitantes ao Vale dos Vinhedos

Reza o ditado que o vinho tem a capacidade de aproximar as pessoas. Na Serra Gaúcha, um lugar reúne características e atrativos capazes de promover encontros e momentos inesquecíveis.
Este lugar é o Vale dos Vinhedos. Além de contar com mais de 35 vinícolas, razão principal para um roteiro enoturístico, o Vale dos Vinhedos chama a atenção pelas inúmeras opções que possibilitam a realização de uma verdadeira viagem pela gastronomia, cultura, paisagem e patrimônio da região. Motivados pelos atrativos, a cada ano, vem crescendo o número de visitantes na região, situada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Segundo levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), nos três primeiros meses de 2009 a região recebeu 49.536 turistas.
O número é 12% maior ao registrado no mesmo período de 2008, quando o Vale recebeu 44.215 visitantes. No Vale dos Vinhedos a cultura do vinho está presente em todos os lugares. Em seus 81,123Km², as atrações se multiplicam. Vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis apostam na criatividade e na preservação de seus costumes para bem receber o visitante que vem de todas as partes do Brasil e, inclusive, do exterior.