Barra do Garças, O Paraíso das Águas. Este título demonstra todo o potencial hídrico da região. Barra do Garças localiza-se no estado de Mato Grosso, na divisa com o estado de Goiás, no centro geodésico do Brasil. A divisa e também é conhecida como Portal da Amazônia, onde se inicia o paralelo 16. Sua população foi formada por pessoas vindas de vários estados brasileiros, incentivados pelo desdobramento do Oeste em busca do ouro e do diamante.

Hoje Barra desponta com um futuro pólo de Saúde, Educacional, Comercial, Político e Turístico de Mato Grosso, pois qualidade é que não lhe faltam: Serras com dezenas de Cachoeiras, Praias, Rios, Águas Termais, além de uma série de atividades especialmente desenvolvida para proporcionar ao turista uma excelente estadia.

A região possui muitas grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas, o que aguça a curiosidade de todos que visitam a cidade. O Parque Municipal das Águas Quentes é uma área de lazer com piscinas hidrotermais, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus com propriedades terapêuticas. A altitude, a topografia e o clima da cidade favorecem a prática de muitas modalidades esportivas, sendo muito procurada para vôo livre, paraglider, pára-quedismo e cannyoning. A Serra do Roncador tem sua história marcada por aventuras, lendas e mistérios como o desaparecimento do Coronel Fawcett em busca da Atlântida, fato que até hoje atrai expedições do mundo inteiro.