Embratur lança Caravana Brasil

A Embratur lançou seu material promocional de ecoturismo levando operadores em viagens a Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI) e Camocim/Jericoacoara (CE). Na Caravana Brasil, além de ter contato estreito com a região e seus produtos, operadores trocam informações com representantes do governo e agentes do turismo local para promover e potencializar a visita de turistas estrangeiros interessados em viagens ecológicas.

Acompanhados de equipes da Embratur, do Ministério do Turismo e das secretarias de Turismo dos governos do Maranhão, do Piauí e do Ceará, eles passarão quatro dias conhecendo os pontos de interesse turístico da região, como sítios históricos, cachoeiras, parques, trilhas, fauna, artesanato e paisagens.

As atividades desse segmento são muito variadas porque a natureza proporciona inúmeras oportunidades para a atividade do ecoturismo.

Entre os destinos conhecidos com esse caráter, a Embratur já selecionou 68. Há atividades que são, ao mesmo tempo, de turismo de aventura e ecológico, como a caminhada em trilhas. Algumas das práticas exclusivas do ecoturismo são: observação de aves, golfinhos e baleias; flutuação e observação de peixes; espeleologia (cavernas e grutas) e arqueologia.

Esse é o quarto de onze produtos que estarão disponíveis nas feiras e em ações promocionais da Embratur no exterior até o final do ano. O projeto Caravana Brasil foi criado pela Diretoria de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur para implementar a estratégia de apoio à comercialização do produto turístico brasileiro no mercado internacional.

As expedições têm parceria da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Brazilian Incoming Tour Operators), Varig e Infraero. Neste último trimestre, a caravana sairá semanalmente para lançar o material promocional dos novos produtos turísticos.

Para 2004, o objetivo é que ela seja realizada de quinze em quinze dias, com visitas técnicas a novos produtos turísticos brasileiros.

Voltar ao topo