Parque tem piscinas hidrominerais, trilhas, gruta e cachoeira.

O verão está no fim, mas as altas temperaturas ainda pedem programas bem próximos à natureza e, de preferência, com muita água fresca. Uma opção bem próxima a Curitiba é o Parque Ecológico da Empresa de Águas Ouro Fino, que oferece um milhão de metros quadrados de mata virgem e duas piscinas hidrominerais. O parque também abriga uma fauna diversificada e uma vasta reserva florestal que abriga espécies vegetais quase extintas, como canela, sassafrás e imbuias. Anualmente, são recebidos cerca de sessenta mil visitantes. Só em dezembro do ano passado foram mais de seis mil visitações, a maioria aos domingos.

Além das piscinas, o local tem trilhas ecológicas, gruta, cachoeira, churrasqueiras individuais e coletivas, restaurante e lanchonete e playgrounds. O parque também mantém um criadouro conservacionista de animais silvestres, composto por papagaios, macacos, araras, tucanos e gaviões. No total, são mais de vinte animais cedidos pelo Ibama e que não têm mais condições de retornar à natureza, por apresentarem distúrbios comportamentais, além de deficiências físicas.

A preocupação com o meio ambiente também fez com que a empresa firmasse parceria inédita com o Ibama para realizar a soltura de animais apreendidos. De acordo com a Empresa de Águas Ouro Fino, até agora já foram realizadas três solturas, totalizando cerca de mil animais, todos típicos da região. Para se readaptarem à mata, os animais são mantidos durante alguns dias em um viveiro.

Serviço – O preço do ingresso para o Parque Ecológico é R$ 15 para adultos e R$ 10 para crianças até 12 anos. Há pacotes especiais para grupos escolares e de terceira idade. O parque está localizado na Estrada Ouro Fino, Bateias, em Campo Largo, e fica aberto de terça a domingo, das 7h às 18h. Mais informações: (41) 3648-6000 ou no site www.aguasourofino.com.br.