A rede de hotéis Deville anuncia a finalização do ciclo de modernização iniciado há dois anos em suas sete unidades no Brasil e que consumiu R$ 5,8 milhões. As últimas obras estão acontecendo na unidade Deville Curitiba, que receberá investimentos de R$ 600 mil, priorizando os projetos de iluminação e decoração dos apartamentos, com uma atenção especial à modernização dos banheiros. Tudo deve ser finalizado ao final de seis meses. A revitalização do restaurante Café Deville, na mesma unidade, já está concluída. Com esses investimentos e a reação do mercado, a previsão da rede é fechar o faturamento deste ano em R$ 31 milhões, um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

O primeiro e mais pesado investimento foi feito no São Paulo Marriott Hotel, em Guarulhos, único franqueado da Marriott Internacional na América do Sul. Para ser administrado pela Deville, o hotel teve que passar por uma série de adequações, atendendo às exigências da marca norte-americana, principalmente no que diz respeito a sistemas de segurança e prevenção de incêndios. A obra já foi concluída e consumiu R$ 2,7 milhões. A franquia existe desde setembro de 2001.

As obras na rede têm por finalidade manter a Deville uma marca competitiva no concorrido mercado hoteleiro de Curitiba, que hoje registra um total de 128 empreendimentos entre hotéis e flats e terá, até 2005, concluídas mais quinze novas unidades já em andamento e que representam investimentos de mais de R$ 150 milhões.

O diretor-presidente da rede Deville, Jayme Canet Neto, disse lamentar o achatamento das tarifas decorrente do excesso de oferta. “As diárias em Curitiba, por exemplo, estão, em média, 18% menores que há três anos”, compara. A redução aconteceu em âmbito nacional. “Se antes um hotel econômico cobrava R$ 60 pela diária, o de cinco estrelas cobrava R$ 180; hoje essa margem caiu para R$ 120”, comentou.

Para o diretor comercial da rede, Cicero Vilela, esse achatamento das receitas e da lucratividades pode parecer bom para o hóspede hoje, mas, a longo prazo, pode gerar uma degradação. “O hoteleiro não vai poder manter o fundo para futuros investimentos nem para a qualificação de mão-de-obra”, observou. As diárias nos hotéis Deville, categoria Express, estão em cerca de R$ 70 e a diária média nos hotéis cinco estrelas do grupo é de R$ 160.

Perspectivas

Apesar desse quadro, as perspectivas para o próximo ano são positivas já que dois importantes projetos para atrair turistas de negócios e eventos a Curitiba estão em andamento: a construção do Estação Convention Center, que deverá ser inaugurado em abril, e a ampliação da área de convenções e modernização do Expo Trade, em Pinhais.

A rede Deville tem sete unidades no Brasil: São Paulo Airport Marriott Hotel (Guarulhos/SP), Deville Porto Alegre Aeroporto, Deville Curitiba, Deville Maringá, Deville Express Curitiba, Deville Express Cascavel e Deville Express Guaíra, somando um total de 1.050 apartamentos, com taxas de ocupação entre 42% (Curitiba) a 63% (unidade de Maringá). Ano passado a rede faturou R$ 28 milhões. (Danielle de Sisti)

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