Foz do Iguaçu e Curitiba são os destinos turísticos mais procurados no Paraná, evidenciando uma atração tanto pelas belezas naturais quanto pelos atrativos construídos pelo homem. O Estado atrai visitantes de todo o País, mas ainda possui um perfil de receber mais os próprios paranaenses. A maior parte dos turistas é de moradores locais que querem conhecer mais o lugar onde vivem. Os paranaenses representam 43,7% do total de turistas. Cerca de 25% dos visitantes vem de São Paulo e quase 12% é de turistas catarinenses. Os dados dão do Estudo da Demanda Turística Doméstica 2012, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pelo Ministério do Turismo.

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Uma das explicações para tantos paulistas visitando o Paraná está no chamado turismo de negócios, no qual os visitantes vão aos municípios paranaenses para participar de eventos, feiras, congressos e outros tipos de encontros. “O turismo de negócio tem muita importância para o crescimento da economia de qualquer país ou região, pois esse tipo de turista, além da receita financeira que proporciona ao mercado, quando satisfeito passa a proporcionar visitas mais rotineiras, além de multiplicar opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local”, comenta o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo. Além disto, o estado de São Paulo tem uma enorme população, superior às demais regiões do País.

O Paraná tem feito um trabalho intenso para aumentar o fluxo de visitantes. Para isto, a divulgação dos pontos turísticos do Estado é essencial. Um exemplo disto foi a participação na 40ª Feira das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) deste ano, quando a secretaria de turismo divulgou Curitiba, Foz do Iguaçu, Campos Gerais, Paranaguá e Litoral. A divulgação também vai acontecer para atender os turistas que virão ao Paraná durante a Copa do Mundo de 2014. “Vamos divulgar todos os pontos turísticos do nosso Estado, reforçando as potencialidades turísticas das regiões junto aos agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior. Oferecemos roteiros para todos os segmentos: ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, sol e praia, turismo cultural e de negócios e eventos”, salienta Pitombo.

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