Destinos pra viagens se adaptam a todos os bolsos

Foz do Iguaçu e Curitiba são os destinos turísticos mais procurados no Paraná, evidenciando uma atração tanto pelas belezas naturais quanto pelos atrativos construídos pelo homem. O Estado atrai visitantes de todo o País, mas ainda possui um perfil de receber mais os próprios paranaenses. A maior parte dos turistas é de moradores locais que querem conhecer mais o lugar onde vivem. Os paranaenses representam 43,7% do total de turistas. Cerca de 25% dos visitantes vem de São Paulo e quase 12% é de turistas catarinenses. Os dados dão do Estudo da Demanda Turística Doméstica 2012, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pelo Ministério do Turismo.

Uma das explicações para tantos paulistas visitando o Paraná está no chamado turismo de negócios, no qual os visitantes vão aos municípios paranaenses para participar de eventos, feiras, congressos e outros tipos de encontros. “O turismo de negócio tem muita importância para o crescimento da economia de qualquer país ou região, pois esse tipo de turista, além da receita financeira que proporciona ao mercado, quando satisfeito passa a proporcionar visitas mais rotineiras, além de multiplicar opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local”, comenta o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo. Além disto, o estado de São Paulo tem uma enorme população, superior às demais regiões do País.

O Paraná tem feito um trabalho intenso para aumentar o fluxo de visitantes. Para isto, a divulgação dos pontos turísticos do Estado é essencial. Um exemplo disto foi a participação na 40ª Feira das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) deste ano, quando a secretaria de turismo divulgou Curitiba, Foz do Iguaçu, Campos Gerais, Paranaguá e Litoral. A divulgação também vai acontecer para atender os turistas que virão ao Paraná durante a Copa do Mundo de 2014. “Vamos divulgar todos os pontos turísticos do nosso Estado, reforçando as potencialidades turísticas das regiões junto aos agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior. Oferecemos roteiros para todos os segmentos: ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, sol e praia, turismo cultural e de negócios e eventos”, salienta Pitombo.