Localizada à margem direita do Rio São Francisco, Pirapora é a mais importante cidade turística da região Norte do Estado de Minas Gerais. O “Velho Chico”, como é carinhosamente chamado pelos barranqueiros, se faz ainda mais generoso, espalhando suas belezas naturais ao longo da orla.
O Balneário das Duchas, as corredeiras e o forte sol formam uma combinação perfeita é um convite irrecusável ao mergulho nas águas do “Velho Chico”, onde acontece anualmente um dos mais populares torneios de pesca do País, reunindo pescadores de várias localidades.
As famosas carrancas de Pirapora, conhecidas internacionalmente são, sem dúvida, a representação mais marcante do artesanato local e regional. Progressista, a cidade não perdeu sua identidade cultural e conserva, ainda hoje, danças típicas do folclore como o Lundu, Pastorinhas, São Gonçalo e Folia de Reis.

Pirapora oferece, também, um verdadeiro festival de sabores, cores e prazeres culinários, um raro encontro da comida baiana, da moqueca de peixe e vatapá, com o melhor da cozinha mineira, pratos que podem ser degustados nos restaurantes do município. A importância dada ao lazer e ao esporte sempre foi marca registrada dos piraporenses. A cidade é palco de vários eventos nacionais, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Bicicros, Canoagem e Motocross. Além do Carnaval, que é considerado um dos mais animados do Brasil, a cidade conta com a promoção de eventos festivos como o Forrozando com Você, Micareta do Sol e o Encontro Nacional de Motociclistas.
Navegar pelas águas do São Francisco à bordo das lanchas Tainá, Luminar, no histórico Vapor Bejamim Guimarães e descer as corredeiras em botes é desfrutar de um prazer inigualável, com direito a paisagens de raro valor natural.