Itirapina é uma tranqüila cidade do interior paulista, localizada à 220Km do centro da capital, sobre a região das Cuestas Basálticas (nome dado à formação geológica da região), onde estão localizadas muitas cachoeiras com até 100 metros de altura, cavernas de arenito, vales, serras e morros com até 1.000 metros de altitude em relação ao nível do mar.

continua após a publicidade

Também está dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) de Corumbataí, que tem preservado grandes áreas de Cerrado, remanescentes de Mata Atlântica e matas ciliares nos diversos rios que cortam a região, proporcionando assim um cenário perfeito para prática do ecoturismo e o turismo de aventura. Possui uma paisagem natural privilegiada, excelente para quem pretende descansar e ideal para se aventurar.
Seu maior destaque são as águas, especialmente as que caem formando lindos espetáculos:

– Cachoeira do Saltão, de 70 metros é uma das mais conhecidas e ideal para o cascading. Possui uma completa infra-estrutura turística.
Cachoeira Passa Cinco, também é imperdível, uma queda d’água em 2 lances, junto com as que se encontram no Morro do Fogão.
– Cachoeira São José, possui cerca de 10m de altura e é ideal para a iniciação do cascading e banhos.

continua após a publicidade