Itirapina é uma tranqüila cidade do interior paulista, localizada à 220Km do centro da capital, sobre a região das Cuestas Basálticas (nome dado à formação geológica da região), onde estão localizadas muitas cachoeiras com até 100 metros de altura, cavernas de arenito, vales, serras e morros com até 1.000 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Também está dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) de Corumbataí, que tem preservado grandes áreas de Cerrado, remanescentes de Mata Atlântica e matas ciliares nos diversos rios que cortam a região, proporcionando assim um cenário perfeito para prática do ecoturismo e o turismo de aventura. Possui uma paisagem natural privilegiada, excelente para quem pretende descansar e ideal para se aventurar.
Seu maior destaque são as águas, especialmente as que caem formando lindos espetáculos:

– Cachoeira do Saltão, de 70 metros é uma das mais conhecidas e ideal para o cascading. Possui uma completa infra-estrutura turística.
Cachoeira Passa Cinco, também é imperdível, uma queda d’água em 2 lances, junto com as que se encontram no Morro do Fogão.
– Cachoeira São José, possui cerca de 10m de altura e é ideal para a iniciação do cascading e banhos.