Uma das mais tradicionais decorações natalinas das montanhas capixabas, o Brilho de Natal de Domingos Martins começa no próximo dia 27 de novembro. Até o dia 06 de janeiro o município se transforma no mundo encantado do natal com vila do papai Noel, presépios, luzes e personagens inspirados nos ícones natalinos presentes no imaginário popular.

continua após a publicidade

A abertura oficial acontecerá às 20:30h no coreto da Praça Arthur Gerhard, na Sede. Em seguida será iniciada a contagem regressiva para o acendimento de milhares de micro-lâmpadas. Simultaneamente o público será saudado sob um céu iluminado por fogos e luzes coloridas. Em seguida será aberta a Vila do Papai Noel. Para encerrar a noite, uma apresentação da banda de metais alemã Original Markgräfler Blaskapelle. O grupo com 38 músicos está no Brasil pela sexta vez e promete alegrar o público com a “Volksmusik” – música popular alemã executada por orquestras de sopros.

A decoração do Brilho de Natal contará com 500 mil micro-lâmpadas, que iluminarão praças, pontos turísticos e monumentos do município. Serão utilizadas ainda mais de 20 mil garrafas pets transformadas em bolas, luminárias, bonecos de neve e demais enfeites coloridos com tinta spray ou mantidos na cor natural. Na entrada da cidade um Papai Noel Inflável de 5 metros de altura sentado no pórtico recepcionará os visitantes.

Principal destino das crianças, a vila do Papai Noel, montada em frente à Praça Arthur Gerhardt, retratará todo o romantismo de uma vila germânica. O espaço contará com a casa do bom velhinho, casa de chá, fábrica de brinquedos, pórtico e capela com presépio, todos em arquitetura colonial germânica. Do lado de fora, jardins e ornamentos natalinos.

Durante o período o município oferecerá aos visitantes e moradores além da decoração, uma vasta programação cultural. As atrações serão oferecidas sempre de quinta-feira a domingo incluindo apresentações de corais, bandas, peças teatrais, cantatas e danças típicas. As tradições herdadas dos colonizadores alemães, que chegaram à região há 161 anos, também farão parte da programação. Uma delas é a Janela do Advento, um costume germânico onde as pessoas abrem as janelas das casas nos quatro domingos que antecedem o Natal. Em Domingos Martins a tradição será revivida com músicos se apresentando em janelas de casas da cidade.
Outro costume local, a Caminhada com Velas, também fará parte da programação. Nas noites das três quintas-feiras que antecedem o natal, moradores de Campinho percorrerão algumas ruas da cidade entoando canções natalinas.

continua após a publicidade