Curitiba ganha primeiro hotel-boutique

Pequeno, luxuoso e prestador de serviços personalizados e diferenciados. Esses são alguns dos itens que caracterizam um hotel-boutique e também o próximo empreendimento hoteleiro que será inaugurado em Curitiba. O Life Concept, o primeiro hotel-boutique do Paraná e de categoria cinco estrelas plus do Sul do Brasil, entrará em funcionamento, no sistema soft opening, no dia 1.º de julho e será inaugurado oficialmente no final do mesmo mês.

A construção é da Nova Itália Empreendimentos Imobiliários, empresa com sede há sete anos em Pato Branco, interior do Estado. Até agora foram investidos R$ 15 milhões e a previsão é a de que o empreendimento consuma mais R$ 5 milhões até sua conclusão. O retorno financeiro está previsto para cinco anos.

O administrador de empresas Julcemar Casa, proprietário da empresa, conta que a idéia de construir um hotel dessa natureza em Curitiba surgiu quando veio à cidade duas vezes para compromissos de trabalho e não encontrou o tratamento que esperava nos hotéis em que se hospedou. “Cheguei a ficar vinte minutos esperando para fazer o check-in; frestas nas portas e janelas deixavam a claridade entrar no quarto durante a noite e, com freqüência, ouvia grupos de hóspedes que conversavam e faziam barulho nos corredores”, cita, referindo-se aos “defeitos” que encontrou. “Um executivo, por exemplo, não se incomoda em pagar diárias de US$ 100, US$ 200, mas quer ser bem tratado”, considera. A tarifa média cobrada no Life Concept será de aproximadamente US$ 100.

O trabalho de pesquisa para a instalação do primeiro empreendimento hoteleiro da Nova Itália em Curitiba teve início em 1999, porém, a idéia inicial era construir um hotel cinco estrelas. Somente no ano seguinte é que os planos da construtora se inclinaram para um hotel-boutique. Segundo Julcemar, o fato de a cidade ter sido considerada, em pesquisa da Revista Exame, a melhor para se fazer negócios por dois anos consecutivos foi fator determinante. “Deduzimos que, com o tempo, a cidade passaria a atrair muitos investidores e os executivos que viriam para cá fazer negócios precisariam de um serviço diferenciado, personalizado e com recursos de alta tecnologia”, explica.

Além do turista de negócios, o hotel quer atrair famílias e outras pessoas que vêm à cidade a lazer e também curitibanos que quiserem freqüentar o spa e o restaurante internacional, uma forma de reduzir a sazonalidade tão comum na hotelaria. Uma das curiosidades do hotel é que irá abranger também uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, situada no mesmo terreno. Ainda não se sabe o que irá funcionar no imóvel.

A Nova Itália existe há sete anos e é especializada na construção de edifícios residenciais e comerciais. Além de Pato Branco, tem prédios construídos também em Guarapuava. O Life é o primeiro hotel feito pela construtora.

O hotel situa-se na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 600, centro de Curitiba. Está a duas quadras de dois pontos turísticos – Catedral Metropolitana de Curitiba e o Passeio Público – e a mesma distância do Shopping Müeller.

Heliponto e spa são alguns diferenciais

Um spa no centro da cidade e um heliponto são os principais diferenciais apresentados pelo Life Concept em relação a outros hotéis de Curitiba. Com uma área construída de cerca de seiscentos metros quadrados, o spa terá uma piscina, duas banheiras de ofurô com capacidade para quatro pessoas cada uma, duas salas para tratamento de beleza e massagens, um fitness center, sauna seca e copa exclusiva que servirá alimentação balanceada e supervisionada por nutricionista.

O heliponto já está registrado e autorizado pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) para funcionamento. “Tivemos a idéia do heliponto porque é uma necessidade hoje para a cidade, nenhum hotel oferece”, explica o proprietário Julcemar Casa. “Com isso podemos servir até mesmo de apoio ao Estação Convention Center, que tem heliponto, podendo levar as pessoas do hotel direto para o centro de convenções”, comenta. Julcemar disse já ter sido contatado por Miguel Krigsner, presidente do Grupo K & G, que controla o Estação Embratel 21 Convention Center, para uma parceria nesse sentido.

Estrutura

Nos oito mil metros quadrados de área construída, o Concept Life abriga um total de 88 unidades habitacionais, das quais vinte suítes e 68 apartamentos de luxo. Todas as suítes têm sala com ventilação própria e estão equipadas com notebook, duas tevês, DVD e videocassete. Os apartamentos são equipados com uma tevê, DVD e vídeo. Todas as unidades têm pontos para acesso à internet e, em qualquer ambiente do hotel, há possibilidade também de uso de internet sem fio.

Um dado curioso é que todos os móveis do hotel estão sendo construídos in loco e tem a assinatura do arquiteto Maurício Pinheiro Lima. Na mobília predominam cores claras, atendendo à proposta de estilo moderno.

O Life terá uma grande área de eventos, composta por cinco salões – o maior com capacidade para 350 pessoas, o segundo para cem pessoas e outros três menores. O projeto inicial prevê o funcionamento de dois restaurantes, um francês e um internacional, mas este ainda é um fator em análise. Segundo Julcemar Casa, outra possibilidade é ter um hotel internacional e uma confeitaria, o que seria mais um diferencial em termos de hotelaria.

Voltar ao topo