Com paisagens bucólicas em meio a vales e montanhas, a charmosa cidade de Gramado, colonizada por italianos, alemães e portugueses, encanta seus visitantes. Destino de mais de 2 milhões e meio de brasileiros por ano, Gramado reúne cultura, tradição e gastronomia, com um gostinho de Europa em pleno Brasil.

Para completar tem ainda o frio da região serrana, localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, um convite aos atrativos gastronômicos da cidade. Talvez em nenhum outro lugar do país a imigração italiana e alemã tenha sido tão fundamental quanto na Serra Gaúcha.
Orgulhosa de fazer parte desta parte única do Brasil, Gramado realiza até dia 2 de maio, a 20ª edição da Festa da Colônia.

Durante o evento o turista conhece um pouco da vida dos colonos, que trazem consigo toda a sua riqueza cultural. São realizadas apresentações de Teatro de Bonecos e os tradicionais shows de danças étnicas e danças típicas. Para quem curte provar as delícias da gastronomia, tem também a Feira do Colono, onde produtores do interior comercialização pães, cucas, doces e compotas, além de outros produtos artesanais.
Há ainda desfiles que relembram a chegada de seus ancestrais, com direito a roupas características e carretas. Sem esquecer, é claro, dos encantos de Gramado que durante o ano todo enchem os olhos, como a paisagem do Lago Negro e os famosos cafés coloniais.