Cultura saúda primavera no Rio de Janeiro

A primavera costuma ser um dos períodos mais propícios para se visitar o Rio de Janeiro. Estação de poucas chuvas e temperaturas agradáveis – bem mais amenas que as registradas no verão – são alguns dos fatores favoráveis, além de os dias serem prolongados pelo horário de verão, que tem início à zero hora do próximo dia 19 e que permite aproveitar mais tempo da cidade sob a luz do sol.

“A primavera é o prenúncio do verão carioca, registra temperaturas agradáveis e ideais para aproveitar o que o Rio tem de melhor: sol, mar e verde”, ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes. Palco para uma série de eventos culturais, o Rio promete ainda uma agitada agenda noturna para quem aterrissar por lá.

A chegada ao Rio de Janeiro pode começar com aquilo que a cidade tem de especial: sua musicalidade. O Rio de sol, de céu, de mar festeja este ano os 50 anos da Bossa Nova e, já ao descer do avião, no aeroporto internacional que hoje leva nome do grande poeta Tom Jobim, o visitante é recepcionado com uma ampla exposição sobre a Bossa Nova no saguão.

Assim, além dos sambas partido alto que seduzem e embalam a boemia da Lapa, em casas como o Rio Scenarium (www.rioscenarium.com.br), na Rua do Lavradio, e o Clube dos Democráticos (www.clubedosdemocraticos.com.br), na Riachuelo, as comemorações pelo jubileu da Bossa Nova formam um circuito charmoso e imperdível a quem procurar a batida perfeita.

Entre os lugares que merecem ser conhecidos, estão a Casa Villarino (www.villarino.com.br), no centro. A delicatessen e wiskeria foi, em 1956, palco para o primeiro encontro entre Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Com origem no rico arquivo do compositor, o Centro Cultural Tom Jobim (www.antoniocarlosjobim.org), no Jardim Botânico, é outra boa pedida, pois vem recebendo novas contribuições para se tornar um centro de referência em música.

Artistas em frente ao Casarão dos Abacaxis, no bairro Cosme Velho, onde acontece um evento nos dias 18 e 19.

Ao passar por lá, vale esticar a caminhada até o Jardim Botânico, cenário natural não menos inspirador do que a Praia de Ipanema. E por falar nela, quem deseja apreciar sua orla pode se hospedar no Ipanema Plaza Hotel (www.ipanemaplaza.com.br) onde é possível desfrutar os sabores do oriente no Restaurante Opium, que funciona no térreo. Especializado em gastronomia asiática, o Opium terá em seu cardápio, durante toda a primavera, pratos com toques de frutas e flores.

Outra boa opção gastronômica, o Restaurante Zozô tem uma das vistas mais bonitas da cidade. O ambiente convidativo e a gastronomia, de alto padrão, reverenciam o Pão de Açúcar e o tradicional vai-e-vem dos bondinhos com suas janelas abertas.

Casa de carnes genuinamente brasileira oferece produtos sofisticados e cortes especiais feitos de quatro formas diferentes: no grill, na parrilla, na churrasqueira e no rolete.

Arte

Cristina Granato
O Centro Cultural Tom Jobim rumo a centro de referência.

Reduto charmoso de artistas e intelectuais brasileiros, o bucólico Vale do Carioca celebra, nos dias 18 e 19 deste mês, a terceira edição do projeto “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho” (www.bairrodaslaranjeiras.com.br).

A integração e a promoção dos dois bairros é tida pelas realizadoras, Isabel Vidal, do site Bairro das Laranjeiras e Leila Victor, da ONG Ato,ar, como principal objetivo do evento que movimentará sete espaços públicos dos bairros, onde acontecem feiras de artesanato, música, teatro de rua, dança, exposições de fotografia, palestras e cinema, 21 artistas plásticos em exposições coletivas, seis artistas em exposições independentes, 19 espaços de arte e cultura com programações especiais, oito restaurantes e ainda dois eventos paralelos: um tour pelos bairros e uma atividade de desafio fotográfico.

Quem se interessar por este passeio não pode deixar de subir as ladeiras de Santa Teresa, bairro que narra a história da cidade em suas ruas de pedras riscadas pelos trilhos do bondinho amarelo, que permanece como testemunha do século passado.

Reduto de ateliês e exposições, o lugar vivencia uma revitalização da sua vida boêmia, com bares internacionalmente conhecidos, como o Bar do Mineiro, onde é possível provar uma delícia tipicamente brasileira: o pastel de feijão.

Agora, se o assunto for outra grande paixão do carioca, o futebol, a passagem pelo Maracanã tem um motivo a mais. Principal sede para os jogos da Copa do Mundo de 2014, o maior estádio do mundo passará por reformas que fecharão suas portas a partir de dezembro. Portanto, a temporada das flores é tempo, também, de ver a bola balançar na rede.

Mas nem só de bola rolando vive o grande gramado tijucano. Por lá, aterrissará a pop star Madonna, com sua turnê Sticky & Sweet, que encerrará com chave de ouro a primavera carioca com duas apresentações, nos dias 14 e 16 de dezembro.

Aproveite o interior

A beleza natural carioca não se restringe à Cidade Maravilhosa. Rico em cenários naturais, que mesclam montanhas e mares em harmoniosa sintonia, o Estado do Rio oferece boas opções na região serrana, região da Costa Verde e região do Vale do Paraíba.

Quem deseja conhecer um pouco mais as montanhas, o circuito Teresópolis, Petrópolis e Friburgo é um triângulo de charme e gastronomia. Localizado num lugar privilegiado, entre as montanhas da Serra do Mar, o resort Le Canton (www.lecanton.com.br), na Estrada Teresópolis-Friburgo, é um pedacinho da Suíça no Brasil.

São 106 apartamentos distribuídos por treze blocos, cada um deles nomeado por algum dos 26 cantões (estados autônomos) que compõem o território suíço. Único a oferecer um spa com a chancela da grife francesa Cinq Mondes.

Ainda na região serrana, o festival gastronômico Petrópolis Gourmet, que acontece entre os dias 13 e 23 de novembro, resgatará as receitas da corte, em uma homenagem aos 200 anos da chegada da família real ao Brasil.

Durante o dia de abertura do evento, haverá a realização de competições entre os restaurantes. À noite, uma solenidade no Palácio de Cristal vai reunir 200 convidados, entre profissionais da área de gastronomia e autoridades.

Para quem quer conhecer as praias da região de Costa Verde, o Portobello Resort & Safári (www.portotel.com.br), em Mangaratiba, oferece estrutura e lazer de praia e montanha em um mesmo complexo, além de um safári exclusivo, com cerca de 350 animais das faunas brasileira, européia, de países andinos e africanos.

Em Paraty, a Pousada Porto Imperial (www.pousadaportoimperial.com.br), localizada no centro histórico, funciona dentro de um belo casarão, que mantém intacto o estilo arquitetônico colonial.

Cada apartamento tem nome de diferentes personalidades femininas da nossa história, artes, música ou literatura, como Carmem Miranda, Elis Regina, Tarsila do Amaral, Clarice Lispector ou Anita Garibaldi.

Já no Vale do Paraíba, o Parador Maritacas Spa Resort (www.paradormaritacas.com.br)acaba de inaugurar o Angakatu Spa. Um ambiente relaxante, com inspiração asiática, à beira do rio que corta a região, o hotel oferece diversos tratamentos estéticos e de bem-estar. Estrutura compreende também espaço exclusivo para crianças e piscina aquecida.