Costa Esmeralda desvenda um paraíso

A paisagem da cidade de Governador Celso Ramos (SC) é típica de uma pequena aldeia de pescadores. Cercada de praias de mar calmo, areias brancas e águas cristalinas. Tudo aliado às belezas naturais da Mata Atlântica e aos costumes e à cultura dos colonizadores açorianos. Palmas, a praia mais freqüentada, fica a dez minutos de carro do centro, não tem filas, e seu mar é todo cor de esmeralda.

Quem chega a Santa Catarina está acostumado aos balneários de Garopaba, Jurerê e Camboriú, mas o que vem chamando a atenção de muita gente é a paradisíaca praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Nos meses de alta temporada, turistas de vários cantos do País se encontram num mesmo cenário de badalação, as praias, e nem sempre o resultado é positivo.

Hoje há quem prefira trocar a confusão dos grandes balneários por um lugar mais calmo, tranqüilo e que garanta diversão. Esse é o caso de Governador Celso Ramos, distante cerca de 48 quilômetros do centro de Florianópolis.

A cidade está localizada no litoral norte de Santa Catarina, na chamada Costa Esmeralda, que recebeu este apelido por suas águas verdes da mesma cor da pedra preciosa. Os primeiros habitantes da cidade vieram das ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, e deixaram sua marca na arquitetura, na gastronomia e na cultura da região.

Hoje, a cidade preserva os costumes dos colonizadores através da arquitetura das suas casas e culinária típica, pesca e a simpatia dos moradores da região.

Sua população é de cerca de doze mil habitantes e é composta, na sua maioria, por pescadores artesanais. São eles que dão ao município o título de maior produtor nacional de mariscos. Os barcos de pesca e a tradicional puxada de tarrafa proporcionam um espetáculo para os visitantes, que podem comprar o pescado na beira da praia.

São os próprios pescadores que constroem as redes de pesca e os barcos, chamados de baleeiras.

A farta produção pesqueira, associada à tradição açoriana, deu ao município uma das melhores gastronomias à base de frutos do mar. Nos restaurantes, pousadas e hotéis pode-se encontrar a essência dos antigos pratos açorianos, adaptados pelos primeiros colonizadores com os produtos locais. Os mais pedidos pelos turistas são o marisco lambe-lambe (um tipo de risoto com mariscos na casca), tainha assada na folha de bananeira, anchova escalada e grelhada, caldo de peixe e peixe frito com pirão.

Praias

Com uma costa formada por morros e costões, Governador Celso Ramos oferece 23 opções de praias, muitas delas ainda totalmente virgens. As águas são calmas e transparentes, próprias para praticar windsurf ou jet ski. Quem prefere boa infra-estrutura e urbanização pode optar, por exemplo, pelas praias de Palmas, Grande, Calheiro ou do Tinguá.

Outras como a praia do Simão, de Fora, Baleote, Ilhéu e Sissal são praticamente desertas. O turista ainda pode conhecer a Baía dos Golfinhos, onde vivem cerca de oitenta animais que encantam os visitantes, e as ilhas Grande e do Arvoredo, uma reserva biológica marinha com setecentos hectares de Mata Atlântica preservada.

A praia mais procurada da região por banhistas e surfistas, não só da grande Florianópolis como de todo o Brasil, é Palmas, que tem aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, uma larga faixa de areia fina e água muito limpa.

O balneário tem dois ambientes diferenciados, à direita, águas calmas e ideais para o banho, principalmente de crianças e, do lado esquerdo, ondas com boa formação, preferidas por surfistas. Próximo à areia da praia é fácil encontrar serviços de bares, lanchonetes e restaurantes.

A infra-estrutura no balneário é completa. O maior empreendimento imobiliário do local, o condomínio Palmas do Arvoredo, já nasceu com plano diretor específico adaptado à realidade da região. A infra-estrutura do local é completa: abastecimento de água, sistema de tratamento de esgoto, asfalto, energia elétrica, iluminação pública, sinalização de ruas e avenidas.

Apesar de a legislação vigente permitir uma ocupação em torno de quarenta mil pessoas, foi estabelecido para o empreendimento um limite máximo de 14 mil moradores. Do alto do morro que liga a praia ao município de Governador Celso Ramos, quem chega pode desfrutar do belo visual da baía, a areia branca em contraste com o verde da Mata Atlântica.

O ecoturismo é outra opção de lazer em Palmas. O balneário tem um trilha no costão direito que dá acesso à praia de Ilhéus. O percurso, de 3,5 quilômetros por dentro da mata nativa, dura cerca de quarenta minutos e é cercado de plantas exóticas. O cansaço do trajeto compensa, nessa praia existe uma nascente de água que forma uma piscina. Por todos esses motivos, Palmas atualmente está na lista das praias mais visitadas do estado. Turistas paranaenses, gaúchos, paulistas, argentinos e uruguaios já movimentam o lugar.

Como chegar

Governador Celso Ramos fica no litoral catarinense, entre Florianópolis e Balneário Camboriú. Fica a trezentos quilômetros de Curitiba. Seu acesso é feito pela BR-101. Para chegar ao município, é preciso seguir pela rodovia, entrar à direita no km 180 e, logo em seguida, à esquerda por baixo do viaduto ou fazer o retorno à esquerda, no km 185 e entrar no km 183 à direita. Depois, seguir pela SC-410, que tem belas paisagens de morros, praias e penhascos.

A praia de Palmas fica a dezessete quilômetros do centro de Governador Celso Ramos. Para quem for de ônibus, a empresa Biguaçu tem coletivos de hora em hora que saem do terminal urbano, próximo à Rodoviária Rita Maria, em Florianópolis. Em Governador Celso Ramos os visitantes devem optar por linhas urbanas que fazem a rota de Palmas.

Onde comer:

Knossos Bar e Restaurante – destaque para frutos do mar, especialmente ostras, e vinhos italianos. Av. Governador Irineu Bornhausen s/n – Clube de Palmas – Palmas do Arvoredo. Telefones: (48) 262-8456 / 9902-2762.

Restaurante Mar à Vista – Especializado em frutos do mar. Estrada Geral de Palmas s/n – Ganchos de Fora. Telefone: (48) 262-0178.

Onde ficar:

Palmas Parque Hotel – Além do sistema de diárias, trabalha com o day-use: o cliente passa o dia no hotel usando toda a infra-estrutura de lazer, mas não pernoita. Estrada geral de Palmas s/n. Telefone: (48) 262-8044.

Pousada Alamandas – Cabanas com vista para o mar. Rua Luiz Alexandria da Silva 1046 – Armação da Piedade – Gov. Celso Ramos-SC Telefones: 0800-415222 /(48) 262-9277.

Voltar ao topo