Contemple Recife sob suas águas mornas

Repleto de piscinas naturais e uma grande concentração de navios naufragados,  Recife reserva aos amantes do mergulho alguns lugares imperdíveis para uma boa aventura no fundo do mar. Os recifes de corais, que abrigam fauna e flora diversificadas, se estendem por toda a costa. As águas são claras e mornas, com temperatura de 26 graus e visibilidade de até 50 metros.

Essas características fazem de Recife um dos melhores destinos para quem quer mergulhar em grandes aventuras e explorar verdadeiras maravilhas submarinas, contando com uma eficiente estrutura de apoio e operadoras de mergulho qualificadas e experientes.

São mais de 30 naufrágios conhecidos, dos quais 17 visitados freqüentemente por mergulhadores de todos os níveis de certificação, num dos maiores parques de naufrágios mergulháveis do País. Localizadas em profundidades que variam de 9 a 58 metros, as antigas embarcações submersas ainda guardam algumas relíquias históricas, além de uma imensa variedade de peixes e plantas, e corais que se formaram ao longo do tempo.

Naufrágios

Grande concentração de naufrágios faz a alegria de mergulhadores.

O Areeiro San Martin é um dos navios que naufragaram na costa de Recife. Ele afundou na saída do porto, a 12 metros de profundidade. Um dos mais belos cenários de mergulho é onde está o Pirapama, afundado em 1889, a seis milhas do Porto de Recife, atingindo 23 metros de profundidade.

O naufrágio que envolve o Vapor 48 é ainda desconhecido. Entre as informações que se conhecem é que ele está a 48 metros de profundidade e é ricamente habitado por inúmeras espécies.

Dentre muitos outros, estão também o Vapor de Baixo, a 21 metros de profundidade e que conserva ainda suas rodas e abriga várias peças de porcelana; o Batelão de Cima, a 24 metros de profundidade, onde são encontradas raias e cardumes de peixes pequenos; e o Minuano, um rebocador afundado em 2002 a 33 metros na Praia de Boa Viagem.

Recife de corais abriga fauna e flora diversificadas.

Alguns foram afundados intencionalmente para o turismo subaquático. É o caso do Lupusm, que está a 37 metros de profundidade e o Servermar X, a 27 metros.

Em Recife, há muitas operadoras de mergulho que oferecem esses passeios aos turistas. Entre elas estão: Atittude Acqua (www.atittudeacqua.com.br), PE-Scuba (www.pernambucoscuba.com.br), Aquáticos/Expedição Atlântico (www.aquaticos.com.br), Projeto Mar Diver (www.projetomar.com.br) e Seagate Mergulhos & Aventuras (www.seagaterecife.com.br).

Voltar ao topo