O turismo de aventura será um dos segmentos explorados na divulgação.

Seis cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passam a fazer parte do planejamento estratégico do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) para a promoção do destino Curitiba. Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Quatro Barras e Campina Grande do Sul aderiram ao convênio criado pelo CCVB para formar o Conselho da Região Metropolitana de Curitiba. Com isso as cidades participam do plano de marketing turístico elaborado pelo CCVB para divulgar Curitiba e região em feiras e congressos no Brasil e no exterior.

Desde o ano passado, a diretora executiva do CCVB, Cristiane Santos, vem se reunindo com representantes dos municípios para apresentar o projeto, bem como os objetivos e as vantagens de fazer parte do conselho. De acordo com ela, ?agregar o turismo da RMC ao de Curitiba pode aumentar a permanência dos visitantes nas cidades. A intenção é, além de trocar experiências com estes municípios, incentivar a formatação de um maior número de roteiros turísticos integrados, ou seja, que envolvam Curitiba e RMC?.

As cidades já estão incluídas no show case de apresentação da infra-estrutura turística e de eventos de Curitiba. ?Cada cidade terá um espaço para divulgar até três roteiros turísticos que estejam formatados, ou seja, que tenham infra-estrutura física e logística para serem comercializados?, explica Cristiane. A intenção é mostrar o que a cidade tem de produto pronto para oferecer aos visitantes. Serão explorados: o turismo de aventura, o turismo rural, o turismo de compras e roteiros já estabelecidos como, por exemplo, o Roteiro da Louça, em Campo Largo.

Segundo Cristiane, as prefeituras de todas as cidades receberam um ofício que convidava para fazer parte do projeto. Ela ressalta que com ampla divulgação os municípios terão mais visibilidade e oportunidade de gerar novos negócios. Muitos dos turistas de eventos e negócios que visitam Curitiba procuram roteiros turísticos que possam conhecer nos intervalos dos encontros ou mesmo no final de semana subseqüente.