Conheça o maior aquário de água doce do Brasil

Belo Horizonte ganhou o maior aquário de água doce do Brasil. A Prefeitura, por meio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), inaugurou o Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco. O aquário tem aproximadamente 3 mil metros quadrados e é o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco.

A obra, passa a ser mais uma grande atração da capital mineira, oferecendo estudos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. O aquário fica no Jardim Zoológico (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha).

Ao visitar o aquário, o público terá a oportunidade de conhecer diferentes espécies de peixes e obter informações sobre o “Velho Chico”. Entre os destaques da ictiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente) do rio São Francisco que poderão ser conhecidos e apreciados no novo espaço estão surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs e vários outros.

O Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco já está aberto à visitação pública e apresenta aos visitantes cerca de 1.200 peixes de 40 espécies, distribuídos em 22 “recintos” ou aquários. Além de ser um espaço para a realização de estudos e pesquisas, o Aquário configura-se como local para conhecimento de aspectos socioambientais e culturais das populações que ocupam as margens do Rio São Francisco.

A Fundação Zoo-Botânica está aberta ao público de terça a domingo, das 8:30 às 16:00h. O Parque Ecológico da Pampulha funciona às sextas, sábados e domingos para o público em geral. De terça a quinta, ele atende grupos agendados. Informações pelo 156 e agendamentos pelo (31) 3277-7286. A entrada no Parque Ecológico é gratuita.