O município de Monte Sião está localizado ao sul do estado de Minas Gerais fazendo divisa com o estado de São Paulo, próximo a duas importantes regiões metropolitanas do país – da capital e de Campinas – e que concentram mais de 23 milhões de pessoas. Isso faz de Monte Sião uma espécie de portal de Minas Gerais para os vizinhos paulistas. E esta condição não se estabelece apenas pela proximidade.

Monte Sião, além de ser uma importante estância hidromineral de Minas Gerais, reúne as principais características do estado: belíssimas paisagens, culinária típica, artesanato, enfim, boa parte da cultura mineira pode ser vivida por todos que visitam nossa cidade.
Aliado a esta condição, Monte Sião também é conhecida como a Capital Nacional da Moda Tricô. Por ano, mais de 25 milhões de peças são produzidas por cerca de 1200 indústrias de pequeno e médio porte, que utilizam equipamentos de última geração para o tecimento e confecção das peças.

Quem passeia pela zona rural de Monte Sião tem a oportunidade de observar lindas paisagens e se encanta com as belezas naturais que encontra pelo caminho. Variadas espécies de árvores e pássaros, lindas lagoas de águas límpidas, grandes áreas de mata atlântica ainda preservada, sem falar nas cachoeiras. É impossível pensar em uma cidade mineira e não ter na mente a imagem de uma praça e de um coreto.
Em Monte Sião a Praça Prefeito Mário Zucato, é um dos principais cartões postais do município.