Colônia, cheia de personalidade

Uma das mais antigas cidades da Alemanha, Colônia é também uma das mais originais do mundo, com linguagem e mentalidade próprias e muito humor. Vale lembrar que é o Carnaval o principal acontecimento do ano nesta cidade, situada na região de Westphalia, no oeste alemão. A cidade, de aproximadamente um milhão de habitantes, é a quarta maior do país e a 16.ª da União Européia. Ao caminhar por ela, o turista vai conhecer um cenário interessante, que inclui arte, uma catedral fantástica, o Rio Rhein (ou Reno) e dois mil anos de história e cultura.

Aliás, a belíssima Catedral de Colônia, em estilo gótico, é o principal símbolo não-oficial da cidade e Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Catedral de Colônia é o principal símbolo não-oficial da cidade.

Igrejas romanas, casas da Idade Média, sofisticada arquitetura e museus mundialmente famosos são algumas das principais atrações da cidade. Em Colônia, tudo se combina numa obra de arte viva – seja pela sua música de rua, pelo luxo da moderna casa de ópera, pelo tradicional carnaval, pela pintura do pavimento na entrada da catedral ou ainda pelas obras de antigos mestres no Wallraf-Richartz-Museum. Trata-se de uma metrópole de negócios, mídia e exposições, aberta ao mundo inteiro e que não perdeu sua característica familiar.

Sua programação cultural é bem diversificada, com shows que vão do pop e rock, como os que acontecem na Köln Arena, maior pavilhão multiuso da Alemanha, à música clássica. A Filarmônica de Colônia é uma das salas de concertos mais importantes da Europa, com aproximadamente quatrocentos espetáculos por ano.

Os habitantes da região às margens do Rio Reno são alegres e têm por hábito frequentar os inúmeros barzinhos da parte antiga de Colônia. Lá, uma dica é bater um papo com os amigos, saboreando uma cerveja fresca ?Kölsch?.

Já quem gosta de fazer compras não pode perder a oportunidade de conhecer suas fantásticas ruas comerciais com as mais longas galerias cobertas da Alemanha, que atendem a todos os gostos e bolsos.

Região do Rio Reno é rica em atrativos

O Estádio de Colônia será sede de um dos jogos das oitavas-de-final.

Colônia é o ponto de partida ideal para tours de navio ao centro do romântico Rio Reno. Os passeios de trem e ônibus a Bonn, Düsseldorf, aos castelos Brühler ou às diversas paisagens como Ahrtal ou Eifel são um boa pedida. Düsseldorf é a capital da moda e tem ainda dezenove museus, mais de vinte teatros, muitas salas de concerto e centenas de galerias que a fazem uma metrópole internacional de arte e cultura. Isso também se aplica à cultura dos bares, os mais de 260 bares e restaurantes, onde corre a cerveja preta típica da cidade, a Altbier.

Museu do Chocolate Imoff-Stollwerck:
três andares de delícias.

Vale a pena também um passeio pela cidade de Bonn, com suas esplanadas e jardins da cerveja, entre edifícios barrocos, medievais e modernos. Na outra margem do Rio Reno, Königswinter, no sopé do monte Siebengebirges, tem ainda em operação o elevador mais antigo da Alemanha, que leva os visitantes ao lendário monte de Drachenfels.

Vá a pé e descubra a Eifel e o seu ambiente de contos de fadas. A rota ?Os vulcões da Eifel ao redor de Manderscheid? leva os turistas ao longo de 140 quilômetros onde são vistos vulcões e lagos.

Alguns programas são imperdíveis

Em Colônia, alguns itens devem estar em qualquer roteiro. Um deles é fazer uma visita à bela Catedral de Colônia, em estilo gótico. É a maior catedral da Alemanha, levou mais de seiscentos anos para ser construída e hoje é um Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecido pela Unesco.

Recomenda-se também um tour pelas doze igrejas romanas, um elenco único, situado no centro da cidade (século V ao XIII). Vale também uma passada na Prefeitura, no Museu Gürzenich e nos portões da cidade, todos da época áurea da Idade Média (século XIII ao XV).

Casas em estilo medieval
colorem a Praça Fischmark.

Tente assistir a um dos espetáculos da Filarmônica de Colônia numa das principais salas de concertos musicais da Europa. Se preferir algo mais popular, a Arena de Colônia (Kölnarena), a maior do país, abriga diversos shows de rock.

Interessante, principalmente para quem tem crianças, é visitar o Museu do Chocolate Imoff-Stollwerck, três andares onde se pode provar e conhecer tudo sobre o cacau e o chocolate.

Num fim de tarde, pode ser agradável um passeio no Jardim do Reno (Rheingarten) e Centro Velho (Altstadt). É um lugar com cervejarias típicas, muito bom para se passear e é também ponto de encontro de moradores da cidade e turistas.

Mais informações sobre a cidade: www.koelntourismus.de.

Voltar ao topo