Colômbia mostra sua diversidade ao mundo

A Colômbia se empenha para atrair mais turistas estrangeiros com a divulgação de seus atrativos e também mostrando-se um destino seguro. O projeto Marca Colômbia, responsável por difundir o país aos quatro cantos do mundo, já vem mostrando bons resultados: nos primeiros sete meses deste ano, a Colômbia recebeu 19,5% mais turistas estrangeiros que no mesmo período de 2004. Em números absolutos, o país atraiu 494.556 visitantes oriundos de diversos países, 80,7 mil a mais que no ano passado. A quantidade de brasileiros também aumentou: 23%.

Aos poucos, mais e mais turistas vão conhecendo os atrativos tão diversos deste país vizinho. São praias paradisíacas, florestas, desertos, vulcões e montanhas cobertas pela neve. Porta de entrada da América do Sul e banhada pelo s oceanos Pacífico e Atlântico, o país é um mosaico de natureza exuberante. Suas paisagens são tão surpreendentes quanto diferentes entre si, o que torna o país um dos poucos destinos no mundo apto a agradar turistas de todos os gostos.

A capital, Bogotá, tem uma ampla oferta cultural, que inclui mais de trinta museus, além de muita atividade noturna.

Com mar de sete cores, a Colômbia conta com florestas na região amazônica, paradisíacas praias no mar do Caribe, montanhas cobertas de neve nos Andes, grandes metrópoles e riquíssima cultura. Em cada uma das regiões do país, o visitante encontra toda a infra-estrutura necessária que garante conforto e dias inesquecíveis. ?E graças ao empenho do governo atual, o país obteve um grande salto no combate à violência, o que torna a Colômbia, além de um lugar de rara beleza, um destino seguro para os turistas?, afirma Maria Elvira Pombo, diretora do escritório comercial da Colômbia no Brasil-Proexport Colômbia.

Terra de povo amigável, como tanto apreciam os brasileiros, a Colômbia também é dona de fauna e flora únicas e de um riquíssimo conjunto arquitetônico. A parte histórica do país encontra-se bastante preservada e o visitante pode ver esculturas milenares, ruínas e objetos de arte de civilizações que viveram há milhares de anos. Para completar, existem construções muito antigas, como mansões e igrejas, além de cidades inteiras, tombadas como Patrimônio da Humanidade, remontando à época em que o país era colônia da Espanha. Com clima festeiro, a Colômbia tem comemorações o ano todo, garantindo a diversão dos turistas. São carnavais, eventos religiosos e festas que celebram a harmonia de um povo tão rico culturalmente quanto diferente entre si, fruto da miscigenação de europeus, índios e africanos.

Praias

Centro Interativo de Maloka, em Bogotá, guarda os principais temas da cultura, da história e da arte do país.

Com aproximadamente três mil quilômetros de costa marítima, o país é um verdadeiro paraíso com nada menos de trezentas praias. São locais prontos para surpreender os mais exigentes turistas com águas cristalinas e coloridas e areias brancas e fofas. Há opções para os que procuram locais agitados e para os que buscam sossego e locais desertos. Na costa caribenha, as praias oferecem toda a comodidade para os turistas e geralmente estão próximas às cidades. São lugares ideais para curtir o verão e o clima quente desse lado do país. A Península La Guajira, por exemplo, oferece praias extensas onde o mar colorido contrasta com as rochas esculpidas pela erosão. Outra atração está no Parque Nacional Tayrona. Situado onde a região da Sierra Nevada de Santa Marta mergulha no mar, ele é formado por uma das belas baías da costa caribenha. No local, o turista pode seguir trilhas da época pré-hispânica e conferir construções rochosas da civilização muisca.

Não muito longe dali, na Quinta de San Pedro Alejandrino, cidade onde o herói colombiano Simon Bolívar morreu, há incrível grande aquário onde se pode observar a diversa vida marinha Caribe.

Bogotá

Não muito longe dali, na Quinta de San Pedro Alejandrino, cidade onde o herói colombiano Simon Bolívar morreu, há incrível grande aquário onde se pode observar a diversa vida marinha Caribe.

A capital Bogotá é um grande atrativo turístico. Tem uma ampla oferta cultural, que inclui mais de trinta museus, como o Museu do Ouro, o Museu Botero, A Casa Museu Quinta de Bolivar, o Museu de Arte Moderna de Bogotá, Maloka e o Museu Nacional, que guardam os principais temas da cultura, da história e da arte do país.

E não é só isso. A cidade é romântica e cheia de alegria. As atividades noturnas estão por toda a parte, o bairro da Candelária tem um cenário romântico e autêntico e traz inúmeras opções de lazer, como bares, restaurantes, cafés, cassinos – eles são liberado no país – e discotecas.

O tempero e a peculiaridade da comida colombiana são inesquecíveis. É uma culinária exótica. Em Bogotá, o turista terá à disposição uma grande oferta de restaurantes para provar pratos típicos de todas as cidades da Colômbia, além de opções da gastronomia internacional, com pratos franceses, italianos e japoneses.

Cartagena: patrimônio cultural é palco de festas

As Muralhas de Cartagena têm onze quilômetros e foram construídas para proteger a cidade do ataque de piratas.

Quem for à belíssima Cartagena de Índias, principal centro turístico da Colômbia, vai entender por que a cidade, cercada por uma baía, é reconhecida como uma das mais belas regiões de toda a América do Sul. Grande atrativo cultural e histórico, foi o principal porto de entrada e saída da América, durante a colônia espanhola.

Naquela época (séculos XIV a XIX), foram construídas, ao seu redor, onze quilômetros de muralhas para protegê-la dos ataques de piratas. Essa exuberante edificação e as construções coloniais perfeitamente conservadas é que levaram a Unesco a declará-la Patrimônio Cultural da Humanidade.

Ao longo dos anos, esse importante destino colombiano se aprumou para receber os turistas que para lá iam atraídos pelas belezas naturais e riqueza histórica e cultura. Na Cidade Velha, há hoje cinco hotéis de luxo (três deles são hotéis-boutique), que funcionam em memoráveis construções com séculos de história, como conventos ou casas coloniais.

Cartagena é reconhecida como uma das mais belas regiões da América do Sul.

Como se não bastasse o aspecto único, há muita coisa interessante para se fazer em Cartagena, como se divertir em bons restaurantes, lojas e discotecas. A cidade abriga também inúmeros eventos culturais, como o Festival Internacional de Cinema.

A cerca de uma hora dali, fica o Arquipélago de Rosário, um belo mosaico de pequenas ilhas com praias arenosas cercadas por recifes e água azul-turquesa.

San Andrés e Providencia

Outro importante ponto turístico do país, o arquipélago onde estão as ilhas de San Andrés e Providencia, está a cerca de setecentos quilômetros da costa colombiana. Essas ilhas se tornaram lendárias por atraírem piratas em busca de tesouros e hoje são locais ideais para a prática do mergulho.

Paraíso natural com águas coloridas que tem espécies exclusivas de peixes, o arquipélago tem bancos de areia branquíssimos, grandes formações de corais e está rodeado por uma barreira de recifes e um mar de sete cores.

Avenida da Praia, em San Andrés. Ilha é muito procurada por casais para os inusitados casamentos debaixo d?água.

Durante o mergulho os visitantes podem desfrutar suas praias quentes e ensolaradas durante todo o ano. Um fato curioso é que muitos casais de todo o mundo escolhem esse destino para celebrar seu casamento. Muitas uniões são sacramentadas debaixo d?água mesmo, em meio a peixes raros e um mar de cor inigualável.

No dia 10 de novembro do ano 2000, San Andrés foi declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, com o nome de ?Seaflower?, graças ao seu recife de corais, considerado um dos maiores do mundo.

Voltar ao topo