São João Del Rei possui uma posição geográfica muito favorável. Localizada num vale entre as serras de São José e do Lenheiro, à 181km de Belo Horizonte, a cidade possui um clima agradável e belas paisagens naturais. O ecoturismo e a prática de esportes ligados à natureza como trekking, mountain bike, escaladas, etc, tem crescido muito na cidade.

A formação peculiar da cidade, que evoluiu de arraial minerador para importante pólo comercial da região do Campo das Vertentes, é responsável por sua característica mais interessante: uma mescla de estilos arquitetônicos que tem origem na arte barroca, passa pelo ecletismo e alcança o moderno. Em São João Del Rei, é possível apreciar a evolução urbana de uma vila colonial mineira, cujo núcleo histórico permanece bastante preservado em harmonia com as construções ecléticas do século XIX e as mudanças ocorridas no século XX. São João Del Rei possui belos exemplares de praticamente todas as fases da arquitetura mineira. Construções das mais variadas influências estão espalhadas pela cidade. A cidade revive lendas em roteiro turístico noturno. A luz dos lampiões coloniais do centro histórico revela uma São João Del Rei noturna que poucas pessoas conhecem.
Em suas vielas com seu casario antigo, surgem muitas histórias que vão ser descobertas por turistas e moradores. Podemos afirmar que São João Del Rei guarda toda a história da arquitetura mineira em suas construções.