Charme e alegria na cidade mais alemã do Brasil

No Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, uma pequena cidade chama a atenção de turistas de diversas partes do Brasil e também do exterior. Com aproximadamente 22 mil habitantes, Pomerode tem quase 80% de sua população de origem alemã, que cultiva o hábito de falar alemão ou até o dialeto “pomerano”. Isso já justificaria o principal slogan da cidade, que é “Cidade mais alemã do Brasil”. Mas não é só isso. Com a forte influência de sua colonização, que teve início em 1863, a cidade guarda características alemãs marcantes nos seus diversos aspectos, o que a faz ser atualmente um grande atrativo turístico do Sul do Brasil.

Basta uma volta por suas ruas para que o turista tenha a impressão de estar em um pedacinho da Alemanha. Isso porque Pomerode preserva um grande acervo de casas enxaimel, uma técnica de construção peculiar do Norte daquele país, cujas construções têm um arcabouço de madeira e vãos preenchidos por tijolos e argamassa, sem reboco.

Na área cultural, a cidade preserva e divulga suas tradições por meio de cinco grupos folclóricos: Alpino Germânico e Edelweis (um adulto e um infantil), cujos repertórios são, sobretudo, do Sul da Alemanha; Pomerano e Belgard, com repertórios essencialmente oriundos da Pomerânia.

Em quase todas as localidades cultiva-se o hábito da culinária germânica, das músicas cujas valsas, marchas, polcas e mazurcas fascinam pela sua beleza, falando dos tempos heróicos do passado.

Assim Pomerode caracteriza-se ainda como um pólo de cultura européia em meio a paisagem tropical, composta por um relevo predominantemente montanhoso, numa continuação da Serra do Mar, formando vales estreitos com encostas íngremes e altitudes médias de duzentos a quinhentos metros.

Turismo

Vocacionado para o turismo, em suas várias vertentes – gastronômica, ecológica, de compras, cultural, entre outras – o município tem em seus principais atrativos museus, festas e feiras que têm como objetivo preservar e promover a cultura alemã.

São eles:

– Hotel Fazenda Mundo Antigo – Criado em 1997, em uma casa típica enxaimel construída em 1886, oferece ao turista um restaurante típico alemão, chalés na autêntica técnica enxaimel e Museu da Antiga Colônia (com equipamentos do século passado). A fazenda tem ainda como atrativos trilhas ecológicas, cachoeiras, cavalos para cavalgada, carruagens, pescaria, pedalinhos e canoagem. Está localizado na Rua Ribeirão Herdt, 1830, telefone (47) 387-3143. Aberto diariamente.

– Casa do Imigrante Carl Weege – Residência em técnica enxaimel, casa comercial, atafona e salão de baile. O complexo tem ainda museu com exposição de móveis antigos, roda d?água, atafona (moinho manual usado antigamente para moer o milho para fazer a farinha). Compõe-se da Casa do Imigrante, rancho com moenda de cana-de-açúcar e prédio da atafona e a Praça Lauro Guenther. Situa-se na confluência das ruas Leopoldo Blaese e Vidal Ferreira. Telefone (47) 387-2613.

– Museu Pomerano – Tem peças da coleção pessoal de Egon Tiedt. Localizado na Rodovia SC-418, km 4, número 4600, telefone (47) 387-0477. Não é cobrado ingresso.

– Museu Erwin Curt Teichmann – Situado no centro da cidade, abriga as obras esculpidas em madeira e os estudos (miniaturas) das obras do escultor; bem como moldes feitos pelo designer para a Porcelana Schmidt. Teichmann nasceu na Alemanha, chegando ao Brasil ainda criança, em 1913. Suas obras são figuras conhecidas, habitantes do cotidiano – lavradores, pescadores, operários, peões e cavalos. Possui obras feitas em concreto, em praças e espaços públicos da região. O local de visitação é o atelier/residência do escultor e família. Faleceu em 1992, com 85 anos. No mesmo ano o atelier foi aberto à visitação. Telefone: (47) 387-0282.

– Jardim Zoológico – Fundado em 1932 pelo industrial Hermann Weege, o Zôo Pomerode foi o primeiro inaugurado em Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Para manter o zoológico foi instituída a Fundação Hermann Weege em 1977. Já em 1978 foi requerido junto ao IBDF, atual Ibama, o registro de criadouro científico. Atualmente, mantém duzentas espécies diferentes, totalizando novecentos animais da fauna silvestre brasileira e exótica em uma área de aproximadamente 21 mil metros quadrados. Telefone: (47) 387-2659.

– Rota do Enxaimel – Desenvolvida para levar o turista a conhecer a região de maior concentração de casas na técnica enxaimel existente no Brasil. Além disso, existe ainda a venda de artesanato (casquinhas de ovos pintadas a mão), biscoitos e cucas caseiras e a mais antiga estufa de fumo transformada em pousada.

– Cascata Cristalina -Complexo de lazer, incluindo piscinas para adultos e crianças, cascatas. Quadras de vôlei e futebol de areia. Ampla área com churrasqueiras. Tem quatro unidades habitacionais e dezesseis leitos. Rua Morro Schmidt, 1000 -Testo Alto. Telefone: (47) 387-0870.

Festas e feiras alemãs animam a cidade

Ao longo do ano são muitas as feiras e festas que evidenciam a cultura alemã tão preservada em Pomerode. Nisso está incluída a tradicional Festa do Rei do Tiro Municipal, que acontece este mês.

Confira os eventos que acontecem na cidade e que são bons pretextos para conhecer ou visitar novamente a cidade mais alemã do Brasil.

– Festival de Bandas, Bandinhas e Conjuntos Musicais – realizado sempre no mês de julho.

– Festa do Rei do Tiro Municipal – promovido em julho, trata-se de uma disputa de tiro ao alvo entre os melhores atiradores de cada sociedade de caça e tiro.

– Festa Pomerana – um evento que inclui a apresentação de danças, músicas típicas, gastronomia alemã, concursos culinários e competições típicas. É realizado sempre no mês de janeiro.

– Baile de escolha da Rainha da Festa Pomerana – acontece sempre em novembro.

– Festa da Rainha do Tiro Municipal – em novembro, as melhores atiradoras de cada sociedade fazem uma disputa de tiro ao alvo.

Feiras temáticas

– Wintermarkt – Feira de Inverno, realizada nos finais de semana de julho. Este ano teve início no dia 10 e acontece também hoje e dia 25.

– Ostermarkt – Feira de Páscoa, realizada nos três últimos finais de semana que antecedem a Páscoa.

– Oktobermarkt – Feira de Outubro, realizada nos finais de semana durante as festas de outubro.

– Advensmarkt – Feira de Advento, realizada nos três últimos finais de semana que antecedem o Natal.

Gastronomia e hospedagem

Onde comer

– Restaurante Típico Colonial Wunderwald – comida alemã, italiana, internacional e frutos do mar. Tem um pequeno acervo de peças da imigração alemã. Rua Ricardo Bahr, 200. Telefone: (47) 387-0849.

– Restaurante Siedlertal – pratos tradicionais até os mais exóticos da cozinha alemã. Domingo buffet típico e música ao vivo. Rua Hermann Weege, 500. Telefone: (47) 387-2455.

– Restaurante Fazenda Mundo Antigo – cercada por montanhas e com lindas cachoeiras oferece também lagoas repletas de peixes, passeios a cavalo e ainda conta com criação de animais próprios. No cardápio, javali, marreco, galinha caipira, eisbein. Rua Ribeirão Herdt, 1830. Telefone: (47) 387-3143.

– Restaurante Bergblick – oferece café da manhã e, no fim da tarde, bebidas e drinks. Serve pratos da cozinha contemporânea internacional. Rua Georg Zeplin, 120. Telefone: (47) 387-0952.

– Krone – café, choperia e também serve a autêntica cozinha germânica. Rua Hermann Weege, 553. Telefone: (47) 387-6650.

– Restaurante Pomerode – um dos mais antigos da cidade, serve caseira e típica alemã. Encontra-se num prédio do ano de 1913, onde antigamente funcionava o primeiro hotel da cidade. Rua Hermann Weege, 242. Telefone: (47) 387-0112.

– Restaurante Schroeder – um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, serve almoço caseiro. Aos sábados, serve churrasco, costela de boi, lombinho e costelinha de porco, galeto e famoso almoço pomerano (prato da casa). Rua Luiz Abry, 45. Telefone: (47) 387-0493.

Onde ficar

Cidade tem dois hotéis, um hotel-fazenda, três pousadas e alguns meios alternativos de hospedagem, somando 217 leitos.

– Hotel Bergblick – Rua Georg Zeplin, 120. Telefone (47) 387-0952.

– Fazenda Mundo Antigo – chalés para cinco pessoas. Rua Ribeirão Herdt, 1830. Telefone: (47) 387-3143.

– Hotel Schroeder – Rua XV de Novembro, 514. Telefone: (47) 387-0933.

– Max Pousada – Rua XV de Novembro, 257. Telefone: (47) 387-3070.

– Pousada da Estufa – Rua Ribeirão Gustmann, 747. Telefone: (47) 387-6418.

– Pousadas Wunderwald – Rua Ricardo Bahr, 200 A – Centro. Telefone: (47) 387-0849.

Serviço

– A cidade tem dois portais turísticos. O Portal Turístico – Acesso Sul situa-se na Rua XV de Novembro, 818 – Centro. Já o Portal Turístico Wolfgang Weege – Acesso Norte está na Rua Presidente Costa e Silva, s/n. Informações turísticas: (47) 387-3420 ou www.pomerode.com.br.

Voltar ao topo