Quarto maior município do Estado de São Paulo em extensão, com uma área de 171.200 hectares, a cidade de Eldorado, localizada no Vale do Ribeira, é famosa por suas cavernas.

A principal delas é a Caverna do Diabo, também conhecida como Gruta da Tapagem. Apontada como uma das mais belas do mundo abertas à visitação, tem 8 km de extensão mapeados, dos quais 600 metros têm infraestrutura para o turismo como escadas, iluminação e passarelas.

No passado, a caverna rendeu muitas histórias. Segundo os índios, o local era sagrado e quem entrasse seria atingido por uma gota d´água e transformado em pedra. Com essa crença, explicavam a origem das formações calcáreas resultantes da ação das águas. Já os caboclos acreditavam que a caverna era a porta do inferno, por isso nunca se aproximavam do local. Isso, no entanto, fez parte das histórias locais e, hoje, em média, cerca de 150 pessoas por semana descobrem a beleza do local.

Durante o passeio, é impossível não se encantar com o som das goteiras e as imensas estalactites (formações rochosas que descem do teto), estalagmites (iguais às estalactites, mas crescem do chão) e as colunas (quando as duas formações se encontram). Cada uma delas levou milhões de anos para se formar.
Para preservar o local, a prefeitura municipal elaborou um conjunto de regras que devem ser seguidas à risca pelo turista.