O carnaval de Ouro Preto (MG) é famoso em todo mundo. A festa se destaca, principalmente, pelo valor histórico e cultural. Em 2010, a Prefeitura Municipal traz mais uma vez o tradicional carnaval de rua, com marchinhas, confetes e fantasias. Com o objetivo de conciliar sempre animação com organização, a Prefeitura de Ouro Preto busca estruturar o Carnaval atendendo à todos os gostos.

Como em anos anteriores, diversos shows serão apresentados em praças públicas. Os desfiles de blocos como o Zé Pereira dos Lacaios, de origem portuguesa, o mais antigo em atividade no Brasil, são pontos altos na programação. Outro elemento clássico do Carnaval de Ouro Preto é a Bandalheira que desfila marchando pelas ruas em ritmo militar com instrumentos velhos, papel higiênico na cinta e pinicos na cabeça. É preciso ter fôlego para acompanhá-la pelas ladeiras da cidade. Seguem no caminho da tradição Vermelho I Branco e Balanço da Cobra, que reúnem moradores da cidade.
Os blocos estudantis também marcam presença na folia ouro-pretana. Ouro Preto espera 30 mil foliões para o Carnaval 2010. Juntamente com a boa estrutura apresentada em outros carnavais, a cidade busca harmonizar a folia tradicional com as diferentes tendências do Carnaval, onde todos têm seu espaço para a diversão.