Não muito longe, no caribe colombiano, acontece uma festa de Carnaval tão animada quanto a brasileira. É o Carnaval de Barranquilla, que já até foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Este ano, o evento acontece entre os dias 21 a 24 deste mês com o tema Rio e Mar.

“O Carnaval do porto marítimo e fluvial do caribe colombiano mistura as tradições culturais de música, folclore e raças do caribe com seus mitos e lendas”, afirma Carlos Rodríguez Tribin, diretor da Proexport, entidade governamental que promove a imagem do país, o turismo internacional, os investimentos estrangeiros e as exportações colombianas no Brasil.

O Carnaval de Barranquilla é composto por eventos folclóricos, desfiles, espetáculos e concertos espalhados por várias regiões. Todos os dias, uma nova atração é apresentada ao público.

Durante a festa, os foliões podem entrar em contato com danças e ritmos folclóricos da região do Caribe, como a Cumbia, as danças de congo, garabato e negro.

O brilho, o luxo e a exaltação da cultura podem também ser presenciados em desfiles como o Guacherna – o primeiro da temporada -, a divertida Coroação da Rainha e do Rei Momo, a guerra entre as tribos, a perpétua discórdia entre a vida e a morte, o movimento libertador dos afro-colombianos, além da Grande Parada de Fantasias e do Cierre Rumbero, que finaliza o ciclo de atrações com uma festa musical protagonizada por importantes orquestras.

A cidade

Barranquilla, que é conhecida por ser a cidade natal da cantora Shakira, está localizada na margem ocidental do Rio Magdalena, a poucos quilômetros da sua desembocadura no Mar Caribe, conhecido como Bocas de Cinza. A cidade também é conhecida como a Porta de Ouro da Colômbia. Para mais informações visite o site www.carnavaldebarranquilla.org.