Campos Gerais lança a Rota dos Tropeiros

Rota dos Tropeiros é o nome de um projeto de turismo que abrange dezesseis municípios da região dos Campos Gerais (PR) e que pertencem à famosa Rota do Viamão, o primeiro caminho dos tropeiros na formação do Estado.

Desenvolvido já há oito meses pelas empresas Consultur e Protur Purunã com o patrocínio do Sebrae-PR, Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Paraná Turismo e EcoParaná, o projeto visa desenvolver o potencial turístico e alavancar o turismo regional. O projeto foi apresentado ontem durante o 1º Encontro de Estudos do Tropeirismo, em Balsa Nova.

O presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural, Carlos Solera, da empresa Protur Purunã, explica que o projeto visa desenvolver a sustentabilidade dos municípios envolvidos, identificar empreendedores, incentivar investimentos e melhorias da infra-estrutura e capacitar a mão de obra local, tudo para melhor receber o turista. A intenção é a de que o projeto seja consolidado em abril 2003 e os Campos Gerais sejam um roteiro turístico estruturado. “Hoje, estes municípios já têm algumas ações na área de turismo, mas de uma forma desordenada. Precisamos desenvolver novos pólos e ter produtos consolidados”, afirma Solera. Para a capacitação da mão de obra, já estão sendo firmadas parcerias com o Senar, Senac e Sebrae.

A rota entre as cidades é de quinhentos quilômetros que podem ser percorridos a pé, a cavalo, de bicicleta, de carro. A natureza está presente em todo o percurso, que conta também com pousadas, pesque-e-pague, parques, igrejas, restaurantes, etc.

Fim de semana festivo

O fim de semana foi festivo nos Campos Gerais. Além do projeto, o encontro marcou também a fundação do Centro de Estudos Tropeiros, que propõe uma análise da origem do Paraná a partir do tropeirismo, movimento que possibilitou o desenvolvimento econômico e que teve duração de mais de duzentos anos. E Balsa Nova lançou o seu Guia Turístico, trabalho elaborado a partir de uma parceria entre a prefeitura de Balsa Nova e a empresa Cimentos Itambé, e inaugurou seu portal turístico, que deverá ser uma referência para a cidade e região.

Voltar ao topo