A festa é o principal evento
turístico do município.

A Comissão Organizadora da 13.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que Campo Mourão vai realizar de 11 a 13 de julho, já foi nomeada pelo prefeito Tauillo Tezelli. Trata-se de um dos maiores eventos gastronômicos realizados no Sul do País e o exótico prato típico divulga a cidade em todas as regiões do Brasil e até no exterior, firmando-se nos últimos anos como uma das principais marcas do município.

Um público cada ano maior participa da festa, que lota os hotéis de Campo Mourão e também das cidades vizinhas. Superar o sucesso alcançado nos últimos anos é a meta da administração municipal e das demais instituições envolvidas na organização, que darão início aos preparativos já nos próximos dias.

Em 2002, cerca de 75 mil pessoas passaram pelo parque de exposição nos três dias do evento e a iguaria – servida apenas no almoço do último dia da festa – foi consumida por mais de oito mil pessoas.

Este ano, a programação vai incluir várias novidades e também já estão sendo cogitadas algumas atrações. A disputa de uma das etapas do rodeio universitário Cowboy Forever, a Feira da Agroindústria Familiar, leilão de gado, shows, mostra de carros antigos, Rua do Artesanato e exposição de pequenos animais fazem parte da programação do evento gastronômico todos os anos.

O Carneiro no Buraco desponta não apenas pelo sabor apurado, que agrada até mesmo os vegetarianos; também chama a atenção pela forma como é cozido (dentro de buracos cavados no chão), pela multiplicidade de ingredientes utilizados (dez tipos de legumes e um tipo de fruta), pelas lendas que cercam a origem do prato e os rituais que cercam a sua preparação. O Ritual do Fogo, quando é aceso o fogo simultaneamente nos 130 buracos onde a iguaria será cozida, reúne milhares de pessoas todos os anos, apesar de ser realizado no início da madrugada e do frio típico da época.