Caminho farroupilha vira rota turística

O Projeto “Turismo na Costa Doce”, desenvolvido pelo Sebrae do Rio Grande do Sul juntamente com prefeituras de municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos e imediações, lança a rota turística “Caminho Farroupilha”.

A roteiro foi elaborado após inventário de fatos e lugares marcantes do decênio heróico e que foram transformados em atrativos significativos para o recebimento de turistas. Na elaboração da rota trabalharam vários técnicos do Sebrae-RS, historiadores, museólogos e museógrafos, arquitetos e bacharéis em turismo, entre outros. Fazem parte da rota os municípios de Guaíba, Camaquã, Cristal, São Lourenço, Pelotas, Piratini, Rio Grande e São José do Norte, incluindo principalmente museus, casas de cultura e prédios históricos locais.

A rota turística, de cunho didático-pedagógico, vai apresentar as mais modernas técnicas de museografia, com painéis explicativos dos fatos históricos correspondentes a cada local visitado e de fácil compreensão, além de muitos deles apresentarem roteiros internos com guias especializados, passeios ou apresentações de grupos artísticos.

Os aspectos trabalhados em cada ponto de visitação são: Casa de Gomes Jardim e Hospital Farroupilha, em Guaíba; O papel da mulher na revolução farroupilha (Museu Municipal) e propriedades rurais pertencentes à família de Bento Gonçalves, em Camaquã; Casa de Bento Gonçalves (exposição da indumentária farroupilha), em Cristal; Estância da Figueira (batalhas farroupilhas e fatos ligados à participação de Garibaldi no conflito), em São Lourenço do Sul; Palácio Rio-grandense e Casa de Garibaldi, em Piratini (abordagem administrativa da República Rio-grandense e a composição dos ministérios); Charqueada São João, em Pelotas (aspectos econômicos da época, além da valorização do papel dos lanceiros negros no conflito), finalizando o roteiro nas cidades de Rio Grande e São José do Norte, mostrando a participação maçônica no conflito, além de apresentar aspectos históricos das duas cidades.

Voltar ao topo