Cachoeira Paulista tem vocação para o turismo religioso

Cachoeira Paulista está localizada no Vale do Paraíba, entre as Serras da Mantiqueira e da Bocaina, em plena bacia sedimentar terciária, à apenas 196 km da capital de São Paulo. Os momentos mais históricos de Cachoeira Paulista deram-se em 1932, durante a Revolução Constitucionalista.

Nessa época, o município transformou-se na mais importante praça de guerra, tornando-se o Quartel General do Movimento Constitucionalista. Após a Revolução de 32, Cachoeira Paulista continuou seu crescimento, vivendo sempre em fase de expansão, introduzindo novos itens à agricultura, ao Comércio, e posteriormente à indústria. A cidade já viveu de plantações de café, das ferrovias, e hoje pode ser classificada como uma cidade turística; tem a vocação para o ecoturismo e o turismo religioso.
Hoje Cachoeira Paulista, é uma cidade conhecida não só no Brasil, mas em todo o mundo, graças a seu potencial turístico religioso, com a presença da Canção Nova na cidade e também do Santuário de Santa Cabeça.
A cidade recebe mais de 1 milhão de turistas ao ano. O turismo na cidade vem sendo divulgado com o Circuito Turístico Religioso, através de Feiras, Congressos e outros eventos pelo Brasil, onde é mostrado não só o potencial turístico religioso, mas também outros pontos da cidade, o turismo tecnológico, o turismo ecológico, com uma vasta zona rural com cachoeiras e trilhas e o turismo cultural.