Brasileiros alugam cada vez mais carros de luxo no exterior

Alugar um carro de luxo e dirigir pelas ruas dos Estados Unidos ou da Europa é um sonho cada vez mais fácil de ser realizado. Os brasileiros estão em segundo lugar, perdendo somente para os russos, no volume de locações de carrões como Ferraris, Porsches, Bentley e outras máquinas. Na semana passada aconteceu em São Paulo o Travelweek 2013, e um dos participantes foi Jan Klina, o diretor de marketing da locadora suíça Elite, empresa que só no ano passado registrou um faturamento de 1,5 milhão de euros com locações de carros para estrangeiros. Segundo ele, a expectativa da Elite para 2013 é um crescimento de 25% no faturamento do mercado brasileiro. “Nosso desafio tem sido mostrar ao agente de viagem que alugar um carro de luxo, como os oferecidos pela Elite, é bem diferente de alugar um carro convencional, o perfil do cliente é outro, a reserva é diferenciada e a exigência de detalhes sobre o veículo muito maior”, disse Kedor.

A Elite Rent a Car foi fundada em 1987 e hoje possui lojas na França, Itália, Alemanha e Suíça, com uma frota de cerca de 400 carros de luxo.

Os brasileiros que vão aos Estados Unidos, por exemplo, preferem carros maiores, aqueles com porta-malas amplos. Isso porque as compras fazem parte da viagem e ter um carro compacto, nessas horas, não ajuda muito. Só atrapalha. Os preferidos estão entre os SUV”s (Sport Utility Vehicle) e as minivans. Alguns modelos também são escolhidos para famílias maiores, pois acomodam até sete passageiros.

Na Europa, os turistas brasileiros procuram carros mais compactos, para circular tranquilamente nas ruas estreitas como as de Paris e de Roma, por exemplo. Outros preferem as minivans, para viagens mais longas, entre um país e outro, se for o caso, e também aproveitar os outlets.

Antes de locar um carro, é preciso planejar a viagem e saber as reais necessidades. Quem vai ficar mais tempo, normalmente, tem malas maiores, então deve escolher um carro que comporte a bagagem sem transtornos. Os modelos esportivos e de luxo são mais procurados para quem busca diversão e não se importa com porta-malas pequeno, por exemplo.

Uma boa dica é organizar a viagem para pegar o carro e devolve-lo no mesmo país. Fazer entrega em país diferente pode custar bem mais caro. Além disso, alguns veículos possuem restrição para circular no Leste Europeu.

Em Miami, por exemplo, o aluguel de um carro intermediário, por uma semana, pode variar de US$ 234,90, um Ford Focus ou similar. Enquanto que um SUV, muito mais espaçoso e com porta-malas perfeito para compras, pode variar a partir de US$ 346,50.

Voltar ao topo