A convite da Japan International Cooperation Agency (Jica), uma equipe da Embratur e do Ministério do Turismo está em Tóquio, no Japão, onde participa do 2.º Seminário de Promoção do Mercosul, que segue até amanhã. O objetivo do evento é elaborar, para os próximos quatro anos, um projeto de promoção dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) no Japão para aumentar o fluxo de turistas deste país no bloco sul-americano. Em 2002, o Brasil recebeu cerca de quarenta mil visitantes japoneses. No ano anterior, foram 48 mil.

Em seminários e work-shops, serão discutidos mecanismos de promoção e cooperação turística, adequação dos produtos sul-americanos ao mercado japonês. O estudo da oferta turística do Mercosul, a criação de um site de turismo do bloco e ações de marketing e de comunicação naquele mercado estão na pauta de discussões.

Com o intuito de capacitar profissionais de turismo em mercado japonês, a Jica está levando quatro representantes de cada país.

Feira

O Brasil participou também no Japão da maior exposição do ramo turístico da Ásia, a Jata (Japonese Association of Travel Agency) World Fair 2003, ocorrida entre 2 e 5 de outubro, em Yokohama, reunindo fornecedores e agentes de viagens.

O Brasil esteve presente com um estande e treze co-expositores.

continua após a publicidade

continua após a publicidade