No ano em que o Brasil é o grande homenageado na França, o Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no país, em Paris, tem um calendário intenso de ações de promoção dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros. Neste mês, 250 agentes de viagens locais que participaram de um workshop promovido pelo Aeroporto Internacional de Nice – Câmara de Comércio da Região da Côte d?Azur conheceram alguns produtos e serviços brasileiros.

Dentro do programa Plaisir de Partir, que pode ser traduzido como ?O Prazer de Viajar?, o objetivo foi o de promover e ampliar destinos internacionais que têm partidas do Aeroporto de Nice, o segundo maior em movimento, depois do Charles de Gaulle, de Paris. Outra ação aconteceu em Marselha. Foi um treinamento para setenta agentes de viagem que aconteceu dentro do navio-veleiro Cisne Branco da Marinha Brasileira. Rebatizado de Arca Tropical, a embarcação é o cartão de visita do Ministério do Turismo a da Embratur no Ano do Brasil na França para promoção do Brasil no litoral francês. Numa parceria com o Instituto Villegagnon, o navio fica na Europa até agosto, com paradas estratégicas em mais cinco portos da França (Cannes, Bordeaux, Rouen, Cherbourg e Nantes), onde também, com exceção de Cherbourg, estão previstos treinamentos. Ele estará aberto ao público com a exposição de fotos ?A Diversidade Cultural Brasileira?.

No início do mês, o Brasil se promoveu na Feira Internacional de Bordeaux. No pavilhão do turismo, oitocentos metros quadrados foram dedicados ao País. Artesanato e produtos típicos brasileiros, como cachaça e guaraná, podiam ser encontrados pelo público. Diariamente entre 250 e 300 pessoas visitavam o estande do EBT. Os destinos mais procurados foram Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP). Informações sobre viagens de intercâmbio também foram muito requisitadas.