Bombinhas quer ser ainda melhor

Terceiro destino de Santa Catarina mais freqüentado por turistas, a pequena e bela Bombinhas, no litoral norte do estado, deve receber, neste verão, pelo menos 150 mil pessoas para curtir as suas praias. Gente que vai chegar dos mais distantes lugares (do Brasil e do exterior) para apreciar e usufruir das belezas locais, da infra-estrutura de lazer representada por agradáveis pousadas e hotéis, bons restaurantes, comida à base do fruto do mar e especialidades diversas e um comércio que cresce, oferecendo interessantes opções aos visitantes.

E Bombinhas quer mais. A cidade definitivamente aposta em seu consagrado e grande potencial. Não apenas para receber tantos turistas nas temporadas de férias e verão. Existe uma perfeita conjugação de esforços objetivando torná-la o destino preferido de milhares de pessoas também durante o ano inteiro.

Um novo prefeito vai assumir o comando e uma somatória de intenções se estabelece nos planos da atual secretária de Turismo, que deve permanecer no cargo para coordenar as mudanças estratégicas e pontuais. Nívea Maria da Silva Bücker terá total apoio em sua missão, recebendo para tal o importante respaldo dos empreendedores da cidade.

Aliados na Associação Empresarial de Bombinhas, sob o comando de Mário Pêra, eles estão organizados para que o município alce vôos seguros e confirme sua vocação de bem receber. Neste particular existe o desejo de aprimorar a mão-de-obra local e a oferta de serviços de qualidade no setor hoteleiro e no comércio em geral.

“Temos alguns programas que visam qualificar os profissionais. E com parcerias efetivas com os governos federal e estadual, temos tudo para evoluir e cooperar no preparo desta mão-de-obra. Esta é uma das nossas principais metas, acreditando que os empresários terão sempre o desejo de contratar pessoas mais preparadas e competentes”, antecipa a secretária Nívea Bücker. Ela crê que o empresariado local “tem consciência desta necessidade de melhorar os serviços como um dos fatores que incidirão na qualidade global do atendimento aos nossos visitantes”.

A secretária de turismo tem na quebra da sazonalidade um outro desafio. E acentua algumas de suas idéias para que muitos turistas visitem Bombinhas não apenas no período entre dezembro e março.

“Esta é uma necessidade imperativa. O governo municipal, com certeza, fará a sua parte, para que esta união de governo e iniciativa privada renda os frutos que todos esperamos. Além de bem preparar as pessoas, vamos usar inteligência e criatividade para que os turistas de outras regiões de Santa Catarina e muito especialmente do Paraná se sintam motivados a virem para cá”, afirmou. “A nossa maravilhosa pesca da tainha vai merecer festividades especiais. Não só no plano culinário, mas na valorização propriamente dita desta atividade tão importante para Bombinhas quanto a indústria do turismo. Vamos intensificar ações que mostrem a todos que temos muito mais a oferecer – durante todo o ano -do que paisagens maravilhosas e praias superagradáveis”, informou Nívea.

Mergulho e gastronomia

Nívea cita ainda o resgate dos mergulhos ecológicos como uma luta que continuará tendo nosso irrestrito apoio pelo que representa como opção especial de oferta de atividade aos visitantes.

A Semana Internacional de Gastronomia é mais um trunfo para atrair visitantes. Ela foi realizada pela primeira neste ano e deve passar a fazer parte do calendário anual, num trabalho em parceria com o Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, que atua de mãos dadas com as cidades vizinhas de Porto Belo e Itapema.

Como integrante da equipe do prefeito que assumirá em janeiro do ano que vem, Nívea está afinada no coro daqueles que desejam ter forte atuação na preservação da natureza e do meio ambiente aliando esta preservação à boa qualidade de vida da população e uma cidade melhor aos turistas. “A ampliação da rede de esgoto,s é e será sempre prioritária. Não só pelo turismo, mas pela vida mais digna à nossa gente”, destacou.

Divulgação
A colorida Vila do Farol é um dos meios de hospedagem mais completos no município.

Unidos, empresários mostram força

Determinado, o empresário Mário Pêra, gerente-geral das pousadas Vila do Farol e Vila do Coral, aceitou em 2006 a incumbência de unir o empresariado de Bombinhas.

A proposta era solucionar questões tradicionais de uma cidade em franco desenvolvimento turístico e nas atividades em geral do comércio. Passado um ano, a meta de reunir 100 empresários foi ultrapassada. “Chegamos ao número de 112”, informou ele. Na semana passada, Pêra foi reeleito à presidência da Associação dos Empresários de Bombinhas (AEMB).

“Começamos com um pequeno grupo, lutando por metas bem definidas. O grupo cresceu e estamos fechando o ano com cerca de 220 associados, superando o que estava novamente previsto”, comentou Mário Pêra.

Para os próximos dois anos, a AEMB projeta a suas prioridades, engajando-se nas ações da prefeitura, especialmente no apoio ao plano de ampliação da rede de esgotos. Mário Pêra espera do prefeito Manoel Marcílio dos Santos uma atuação “dedicada, corajosa e de comprometimento com as causas relevantes da cidade”. E se mostra otimista.

“Só acredito em sucesso para quem assume uma causa com total dedicação. O prefeito nem assumiu e já vem trabalhando com a comunidade, visitando, ouvindo, formatando o projeto de governo. Isso é que esperamos também para o turismo e na administração da cidade”, afirmou.

Pêra destacou ainda que o “prefeito Maneca é empresário, proprietário de restaurante e entende bem dos temas pertinentes ao turismo e à economia. Na Vila do Farol nós atuamos com muito trabalho e afinco, alcançando metas, buscando com atitudes e forte atuação sempre os melhores resultados”. Especificamente no tocante à pasta do turismo, Pêra acredita que “Bombinhas estará em boas mãos e com um trabalho comprometido com o êxito.

A secretária Nívea é uma pessoa que conhece as necessidades do setor e atua na busca de soluções”. Ele considera como um dos grandes desafios atrair turistas na baixa temporada e apoia iniciativas junto ao empresariado que contribuam para alavancar o interesse turístico. “A valorização da cultura local, a pesca da tainha, a observação de pássaros e a exuberância de nossas praias e da natureza de Bombinhas e região”, citou.

O volta do “seo” Maneca

Na questão política, Bombinhas vive um momento considerado por todos como especial. A população trouxe de volta ao comando da cidade, nas eleições de outubro passado, um homem simples e com profundas raízes de ligação sentimental no afamado balneário da região da Costa Esmeralda.

Ele foi batizado Manoel Marcílio dos Santos, mas todos os conhecem e o chamam carinhosamente de Maneca. Ou mais diretamente de Maneca do Kioski, numa alusão ao seu restaurante, instalado na Praia de Mariscal, num dos recantos mais apreciados da bela Bombinhas.

“Seo” Maneca tem seu nome intimamente ligado à cidade e ao turismo. À política local mesmo. Foi o primeiro prefeito de Bombinhas quando da emancipação do município de Porto Belo, no ano de 1992.

Após quase vinte anos, ele volta se considerando “mais maduro e pronto para colaborar com a cidade”. Maneca diz que aprendeu muito e que escutar tem sido um de seus ofícios. “Gosto de ouvir as pessoas, de extrair suas sugestões e idéias”, contou. Estas observações serão úteis para quando for agir a partir de janeiro.

“Vamos trabalhar pensando no progresso. Numa vida melhor à nossa população local e em ações que façam com que os turistas gostem cada dia mais de Bombinhas. Com jeitinho, os daqui vão viver melhor e os que nos visitam vão ter mais motivos para retornar”, finalizou.