O cenário é perfeito
para a prática do cicloturismo.

A Itambé Extremaventura 2002, prova válida pela 9.ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, que será disputada no próximo fim de semana, em Balsa Nova, a 35 quilômetros de Curitiba, tem como pano de fundo o lançamento oficial do Programa Caminhos de Balsa Nova, um projeto pioneiro custeado pela Companhia de Cimento Itambé e executado pela Extrema Aventura Marketing Esportivo e Eventos de Ação, que teve sua primeira fase realizada em 2001.

Neste período, foram catalogados os principais pontos do município para a prática de esportes de contato com a natureza. “Balsa Nova tem um grande potencial para desenvolver atividades esportivas. O poder municipal realiza gestões junto à iniciativa privada, incentivando a criação de novos empreendimentos para assumir a vocação de pólo turístico para prática de esportes praticados junto à natureza”, diz Julio Cezar Camargo, da Extrema Aventura.

Nos dias que antecedem a prova, a Itambé estará finalizando a segunda etapa do programa, com a colocação das placas de sinalização turística. No dia da prova será entregue um guia que ajudará no processo de desenvolvimento do turismo local. Balsa Nova, um pequeno município da Região Metropolitana de Curitiba, tem em sua área uma grande gama de pontos para a prática das mais diversas atividades de esportes outdoor, como estradas para cicloturismo, trilhas para mountain bike e trekking, pontos para rafting e turismo rural (empresas já exploram esse tipo de atividade), além de uma grande quantidade de paredes para escalada. A região tem uma natureza exuberante formada por escarpas (canyons), furnas, cachoeiras, pequenas cavernas e inúmeras formações rochosas interessantes, somada ao patrimônio histórico.

A Itambé Extremaventura 2002 é uma realização da Extrema Aventura Marketing Esportivo e Eventos de Ação. O patrocínio é da Companhia de Cimento Itambé, com apoios da Concrebras e Prefeitura Municipal de Balsa Nova. Mais informações sobre o Programa Caminhos de Balsa Nova podem ser obtidas na Companhia de Cimento Itambé, pelo telefone (41) 317-1000.