Localizada ao norte do litoral catarinense, Balneário Piçarras é privilegiada por possuir uma das mais belas orlas marítimas do estado, com 7 km de praia de águas calmas e duas belas ilhas (Ilha Feia e Ilhas Itacolomi).
O nome Balneário Piçarras vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município.

Balneário Piçarras figura como uma importante destinação turísticas do verão catarinense, atraindo um grande número de turistas de todos os estados brasileiros, e muitos turistas sul americanos.
A cidade encontra-se próxima aos grandes pólos econômicos e turísticos de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Florianópolis, além de ter grande promixidade com Curitiba, a capital paranaense.
O município tem como atrativos turísticos seus recursos naturais, com atenção especial para suas águas. A praia de Balneário Piçarras é a praia central, propícia à prática de esportes náuticos e banhos, considerada pela Fundação do Meio Ambiente, uma das mais limpas do estado.
Ponta do Jacques: Com uma vegetação nativa, águas tranquilas, areias claras, própria para banhos e esportes náuticos, além de caminhadas e pesca de arremesso.
Praia de Palmeiras: Ideal para a prática de esportes náuticos, com águas calmas e areia clara.
Barra do Rio Piçarras: A Barra faz divisa de Piçarras com o Balneário de Penha. Ótima para momentos de lazer, como jogos, pesca, caminhadas e esportes aquáticos.
Para acolher os turistas, a cidade conta com uma rede de hotéis e pousadas. No setor gastronômico, tem destaque nacional por seus restaurantes, choperias e pizzarias.