O paredão de escalada
fixa tem 23 metros de altura.

Santa Catarina é conhecida nacional e internacionalmente por ser um Estado multitemático. Cultura, folclore, praias, ecologia já comprovam sua vocação natural para o turismo. Mais recentemente, o turismo de aventura, em grande ascensão nos países da Europa e nos Estados Unidos, está ganhando destaque.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), este segmento cresce 20% ao ano no mundo. Em Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense e região, o turismo de aventura pode ser praticado em diversas atividades, como mergulho, vôo livre, rapel, pára-quedismo e rafting.

Novidades

Em dezembro de 2002, foi lançado no município, o Parque de Aventuras, que faz parte do Complexo Turístico Unipraias Camboriú.

No local, as pessoas podem praticar o arvorismo acrobático, atividade nova no Brasil. São percursos por trilhas suspensas nas copas das árvores com doze desafios diferentes.

O trajeto tem duração de cerca de uma hora e meia e, mesmo sendo novidade, já está recebendo considerável fluxo de visitantes. Para chegar ao parque, é necessário embarcar em bondinhos aéreos partindo na Estação Barra Sul, atingindo uma altura equivalente a um prédio de oitenta andares, localizado no alto do Morro da Aguada – Estação Mata Atlântica.

Depois desta novidade, foi lançada a maior parede de escalada fixa do Brasil, com 23 metros de altura, localizada no Hotel Rieger.

São mais de mil agarras afixadas e os caminhos podem chegar até 37 metros de extensão. Os equipamentos, resultado de um investimento de mais de R$ 50 mil, foram importados da Europa. A duração da escalada varia de cinco a vinte minutos, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Melhor ainda é que, para realizar as atividades, não é necessário ter experiência. Nos locais existem monitores devidamente treinados passando todas as instruções necessárias e equipamentos de segurança.

Os esportes podem ser praticados por crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

Além do lazer que proporcionam, têm benefícios comprovados à saúde como a fuga do estresse e do sedentarismo, autocontrole, superação de medos e desafios, além de contribuir com a auto-estima.

Com todas estas vantagens, muitas empresas têm procurado realizar circuitos de aventura como parte do treinamento de motivação de seus funcionários e capacitação de recursos humanos.

Portal de aventura

Acompanhando as tendências do turismo mundial, o Hotel Rieger lançará, até o fim de março, um portal eletrônico, o “Santa Catarina Adventure” onde os internautas poderão consultar as principais atrações voltadas ao turismo de aventura.

Também serão comercializados pacotes que podem variar de acordo com a preferência dos aventureiros, incluindo cursos de mergulho, vôos com acompanhamento profissional, escalada, arvorismo, pára-quedismo, rafting, entre outros.

Serviço – Mais informações sobre escalada e portal: (47) 367-2807.

Mais informações sobre arvorismo: (47) 367-0493.