Bahia é o destino dos aventureiros

A Bahia é um dos estados brasileiros que mais oferecem destinos favoráveis à prática de esportes de aventura. Com opções terrestres, aéreas e marítimas, o estado permite que todo tipo de aventureiro, desde o amador ao mais experiente, encontre o lugar ideal para a prática de seu esporte preferido.

Para os esportes terrestres, o destino mais procurado pelos aventureiros é a Chapada Diamantina, com a maior concentração de cavernas da América do Sul, cenário ideal para a prática de rapel e caving, além de trilhas perfeitas para trekking e biking. Os amantes do rapel e do cascading (rapel na cachoeira) encontram seu paraíso na Cachoeira do Acaba Vidas, em Barreiras, nos Caminhos do Oeste. Provas de motocross e off-road também são comuns na Bahia. O território inóspito apresentado por diversas regiões do estado atrai inúmeros praticantes dessas modalidades esportivas. O off-road é bastante praticado nos Caminhos do Oeste e na Costa dos Coqueiros e o motocross em Paulo Afonso.

A Bahia também dispõe do maior litoral do País, o que atrai os praticantes de esportes aquáticos. Os manguezais e as águas multicoloridas da Baía de Camamu, por exemplo, são o cenário ideal para a prática de canoagem. A Cachoeira da Fumaça, com 380 metros, é o cenário de um dos mais eletrizantes percursos de cannyoning: quatro dias e três noites, com direito a trekking no Vale do Capão. Para os surfistas, boas ondas são encontradas em todo o litoral baiano, com destaque para Ilhéus e Itacaré.

Outro esporte muito praticado em todo o litoral baiano é o mergulho, com destaque para Abrolhos, na Costa das Baleias, e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Na Baía de Todos os Santos, os corais e recifes também encantam os mergulhadores, que podem ter acesso a uma grande quantidade de vida marinha em mergulhos noturnos em Vera Cruz.

O mergulho de naufrágio pode ser praticado em Salvador, onde se encontram navios como o Galeão Sacramento, de 1668, e o Cabo Frio, naufragado há trinta anos a quatrocentos metros da costa, ideal para iniciantes.

Para quem gosta do céu, o pára-quedismo pode ser praticado na Ilha de Itaparica, na SkyDive Bahia, zona de saltos que, pela beleza natural e regularidade do clima e dos ventos, vem se firmando no cenário internacional desse esporte. Conhecer a Chapada Diamantina do cesto de um balão também é diversão garantida aos turistas.

Os praticantes de vôo livre encontram pontos perfeitos na Serra do Sabiá, Sobradinho, Rio de Contas e Santa Terezinha. Outro destaque é o vôo de pára-sail, esporte em que a pessoa decola e aterrissa da plataforma de uma lancha acoplada num pára-quedas, contemplando assim, toda a Praia do Forte, de até sessenta metros de altura.

Os melhores lugares para cada esporte

Biking

– Chapada Diamantina e Chapada Norte -várias opções de trilhas.

Canoagem

– Caminhos do Oeste (Rio das Ondas); Costa do Cacau (Itacaré, Ilhéus e Ubaitaba); Costa dos Coqueiros (Praia do Forte) e Costa do Dendê (Baía de Camamu).

Canyoning

– Chapada Diamantina (Ibiquara); Chapada Norte (Jacobina e Morro do Chapéu) e Recôncavo (Santo Amaro).

Cavalgada

– várias opções de trilhas em todo o estado.

Mergulho

– Baía de Todos os Santos (Salvador e Vera Cruz); Costa das Baleias (Abrolhos); Costa do Dendê (Baía de Camamu e Morro de São Paulo); Costa do Descobrimento (Arraial d´Ajuda) e Costa dos Coqueiros (Praia do Forte).

Off-road

– várias opções de trilhas em todo o estado, com destaque para a Chapada Diamantina.

Pára-quedismo

– Baía de Todos os Santos (Ilha de Itaparica).

Pesca esportiva

– Costa do Cacau (Canavieiras e Comandatuba).

Rafting

– Caminhos do Oeste, Rio das Fêmeas (São Desidério); Costa do Cacau (Rio de Contas – Itacaré)

Rapel/Cascading

– opções em todo o estado.

Sand-board

– Baía de Todos os Santos (Parque do Abaeté) e Costa dos Coqueiros (Mangue Seco).

Surfe

– Costa do Cacau (Ilha de Itacaré); Costa dos Coqueiros (Praia do Forte e Sítio do Conde)

Trekking

– várias opções de trilhas em todo o estado, com destaque para o Vale do Pati, na Chapada Diamantina e o Raso da Catarina, nos Lagos de São Francisco.

Vôo livre

– Chapada Diamantina, Chapada Norte (Serra do Tombador), Costa do Dendê (Valença)

Windsurfe

– Baía de Todos os Santos (Salvador) e Lagos de São Francisco (Sobradinho).

Voltar ao topo