Aventure-se subindo o Pico Caratuva

Com 1,85 mil metros, o Pico Caratuva, a cerca de 50 quilômetros de Curitiba, na região de Piraquara, é a segunda maior montanha em altitude da região sul do País. Vencer a subida até o cume é um passeio que vale a pena tanto pelo visual quanto pela caminhada.

São cerca de três horas e meia para alcançar o topo, em meio à mata atlântica preservada. Ao longo do caminho, bromélias e caraguatás revelam-se em cores intensas.

Além disso, descampados oferecem um visual único do relevo do entorno – do alto do Caratuva é possível ter uma vista privilegiada do conjunto Ibeteruçu, onde localiza-se o Pico Paraná. Lá em cima, o visitante ainda contempla a espécie de bambu anão que dá nome à montanha.

A Terral Expedições, de Curitiba, tem saída programada no próximo domingo (21) para fazer a subida ao pico. O grupo deixa Curitiba às 8h com destino à Fazenda Pico Paraná, onde têm início praticamente todas as trilhas que levam às montanhas próximas. Próximo das 9h30 começa a caminhada que conduz até o cume do Pico do Caratuva.

O acesso se dá por uma trilha bem demarcada. Nos dias claros, com um pouco de sorte, além de avistar outras grandes montanhas, como as do Ibeteruçu, também dá para ver boa parte do litoral norte do Paraná. Pausa de uma hora para apreciar a paisagem e inicia-se a descida. A chegada a Curitiba está prevista para as 20h30. Mas atenção: o roteiro é considerado difícil e recomenda-se uso de bota para trekking.

Serviço

O passeio custa R$ 99 por pessoa, incluindo transporte, guia e seguro. Informações: (41) 3352-1219 e www.terral.tur.br

Voltar ao topo