O Cristo Luz merece uma
visita: do alto do morro
se tem a melhor vista da
praia principal do balneário.

Belas praias, parques ambientais e boa infra-estrutura de hospedagem, gastronomia e lazer fazem de Balneário Camboriú, cidade situada na Costa do Sol, em Santa Catarina, um dos principais destinos turísticos brasileiros. A cidade, que recebe quase dois milhões de visitantes por ano, revela grande potencial para o turismo de aventura e o ecoturismo. Uma maneira divertida de explorar esse potencial é se aventurando nos bondinhos aéreos do Parque Unipraias – o único no mundo a ligar duas praias por teleféricos. Mas o passeio panorâmico sobre as águas cristalinas de Balneário Camboriú é apenas uma das atrações do parque, que possui uma completa infra-estrutura de lojas, bares, restaurantes e mirantes em meio a uma das poucas reservas de Mata Atlântica do País.

O contraste do azul do mar com o verde da mata faz do local um paraíso para quem admira a natureza e gosta de aventura. Isso porque o segundo principal atrativo do Unipraias é o Parque de Aventura, onde se pratica arvorismo na copa das árvores. São dois circuitos com trilhas suspensas numa altura de até quinze metros, em que os visitantes escalam redes, caminham sobre cabos de aço, equilibram-se em estribos, passam por tambores de madeira e deslizam em tirolesas – tudo em meio à vegetação nativa. Os praticantes também desenvolvem habilidades de coordenação, equilíbrio e concentração durante os exercícios.

Parque Unipraias
tem dois circuitos de
arvorismo na copa
das árvores.

O complexo é formado por três estações, por onde passam os 47 bondinhos, de cabines fechadas e com capacidade para seis passageiros cada. O teleférico parte da Estação Barra Sul, na praia central, sobe 240 metros até o topo do Morro da Aguada, onde fica a Estação Mata Atlântica, e segue para a Praia de Laranjeiras – de águas tranqüilas, onde os turistas podem saborear pratos típicos da culinária regional em bares e restaurantes na beira do mar. Site: www.unipraias.com.br.

Outra opção de diversão no balneário é o Parque Rio Camboriú, um reduto de 172 mil metros de área verde dentro da cidade, onde se alia a prática de esportes ao convívio com a natureza. O Cristo Luz, estátua de 33 metros de altura, situado no alto do Morro da Cruz, no Bairro das Nações, também merece uma visitação. A iniciativa em construir esse monumento naquele ponto tem uma história curiosa que surgiu na década de 40, quando um pescador disse ter presenciado um espetáculo de luzes no alto do morro, o que ele acreditou ser uma manifestação divina.

A bela Praia de Laranjeiras é uma das que se têm acesso com o bondinho do Parque Unipraias.

As praias de Laranjeiras, própria para esportes náuticos e banho; Taquarinhas, que preserva características agrestes; Taquaras, de águas grossas cercadas por belíssimas mansões; Pinho, primeira praia oficial de naturismo do País; Estaleiro e Estaleirinho, onde ficam colônias de pescadores, também mostram muito das belezas naturais do local e podem ser conhecidas com um passeio pela Linha de Acesso às Praias (LAP), um dos grandes atrativos turísticos construídos recentemente no balneário. O caminho oferece uma vista privilegiada para a natureza e tem vários pontos em que se pode parar o carro para observar a paisagem e tirar fotos.